últimas notícias

Janaina quer proibir festas 'open bar'

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) - que recebeu 2 milhões de votos para a Assembleia Legislativa de São Paulo nas eleições de 2018 - protocolou na terça-feira, um projeto que pretende acabar com festas "open bar" em universidades de São Paulo. O texto do projeto de lei apresentado pela parlamentar proíbe ainda a "compra, venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas" nas instituições de ensino públicas e privadas do Estado.

A luta de Janaina contra o consumo de bebidas em universidades não é recente. Em 2016, a deputada afirmou no Twitter que notava "uma grande leniência" no ambiente de ensino superior com o consumo de álcool e drogas.

Segundo a proposta apresentada na Assembleia Legislativa de São Paulo, a proibição se estenderia não só ao local de ensino dos universitários como "às áreas destinadas às moradias estudantis, aos centros acadêmicos, aos diretórios acadêmicos, às organizações atléticas, aos grêmios estudantis, aos clubes de professores, aos clubes de funcionários e a quaisquer associações ou agremiações congêneres". Os fornecedores de bebidas a qualquer aluno ou entidade universitária ficarão sujeitos a multa de dez salários mínimos, de acordo com o texto.

A deputada utiliza dados da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas para justificar o projeto. Segundo um levantamento da pasta feito em 2010, estima-se que um quarto dos estudantes tenha realizado um consumo pesado episódico de álcool no mês anterior à pesquisa. (EC)

Tops da Gazeta