últimas notícias

Carreta de mamografia gratuita está em duas cidades

As carretas-móveis do programa "Mulheres de Peito", da Secretaria de Estado da Saúde, encerram atendimento em Ubatuba e Maracai nesta semana. Os veículos, que oferecem mamografias grátis e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, percorrem diversas cidades do Estado.

Em Maracai, município da região de Assis, no interior paulista, a carreta chegou em 15 de abril e encerra os procedimentos nesta sexta-feira (10), no centro da cidade. Em Ubatuba, no litoral norte do estado, o serviço, que começou em 22 de abril, será encerrado no sábado (11).

A partir da próxima segunda-feira (13), será a vez de Cunha receber a carreta-móvel, na rua Antonio Luis Monteiro, 1092.

EXAMES.

O "Mulheres de Peito" oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados. Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico para realizar o exame.

Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar exames, desde que tenham um pedido médico emitido pela rede pública ou particular.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso seja detectado algum problema nos exames, de acordo com informações do Governo do Estado de São Paulo, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência. (GSP)

Tops da Gazeta