Publicidade

X

Estado

Cinco são afastadas de creche após suspeita de darem remédio a bebês

Bruno Hoffmann

Publicado em 15/06/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A diretora e quatro educadoras de uma creche municipal de Votuporanga, no interior paulista, foram afastadas do cargo por suspeita de administrarem medicamento controlado para crianças sem permissão das famílias. A decisão foi publicada na tarde de quarta-feira (12) em uma edição extra do Diário Oficial do município.

Segundo a publicação, a decisão foi tomada após oitiva de testemunhas e verificação dos documentos juntados por elas. O afastamento passou a valer a partir desta quinta (13) e dura até a investigação
terminar.

"Após oitiva das testemunhas e verificação dos documentos juntados pelas mesmas, ficam afastadas de suas funções, a partir de 13/06/2019 e até o final da conclusão dos trabalhos, em razão das provas colhidas e da gravidade dos fatos apurados", diz trecho da publicação.

A denúncia foi feita por uma mãe em outubro passado para a prefeitura, responsável pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Valter Peresi, e também foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher. No dia 18 de outubro, depois de o bebê de 11 meses, à época, passar mal e ir ao hospital várias vezes, a mãe desconfiou que a criança estava sendo dopada e denunciou o caso à polícia. Foi feito exame de sangue e urina na criança. O resultado do exame toxicológico detectou a presença de clonazepam, princípio ativo do medicamento conhecido como Rivotril.

Apesar da denúncia em outubro, só em maio a prefeitura abriu uma sindicância para apurar o caso - a alegação é a de que aguardava o resultado do laudo. Após a denúncia, outras oito mães relataram a ela que os filhos foram hospitalizados com os mesmos sintomas. Todas procuraram um advogado e foram chamadas para prestar depoimento à polícia. Elas não registraram boletim de ocorrência, mas foram colocadas como testemunhas do caso.

Pais e mães que tinham filhos matriculados no Cemei nos anos entre 2016 e 2018 estão sendo ouvidos pela polícia. Na semana passada, a delegada Edna Rita de Oliveira Freitas pediu a prorrogação do prazo de conclusão do inquérito, que deve ser concluído até o início de julho. O Ministério Público também abriu inquérito e está investigando o caso. Pelo menos quatro mães já foram ouvidas.

Em nota, a prefeitura ressaltou que a Procuradoria- Geral do Município continua acompanhando os inquéritos policiais e civil e colaborando com a polícia e o Ministério Público prestando informações necessárias aos dois inquéritos, que seguem com suas investigações de forma paralela e independente da administração municipal. (FP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter