últimas notícias
Como padrão, serão utilizadas as definições do Conselho Federal de Medicina Veterinária para maus tratos
Como padrão, serão utilizadas as definições do Conselho Federal de Medicina Veterinária para maus tratos
Foto: Nair Bueno/DL

Cubatão terá Disque-Denúncia contra maus-tratos a animais

PROTEÇÃO. O serviço contará com uma veterinária exclusiva do Serviço de Zoonoses para atender os chamados

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Saúde, contará com um Disque- Denúncia contra maus-tratos e abandono de animais. O lançamento do programa aconteceu na manhã de ontem, no gabinete do prefeito Ademário Oliveira.

O serviço contará com uma veterinária especialmente do Serviço de Controle de Zoonoses para atender as denúncias por meio do 0800-1216246, de segunda a sexta- feira, das 9h às 12h e 13h às 16h. A averiguação se dará em um prazo de até 48 horas e as sanções começam com notificações e podem chegar a multas e até prisão.

Como parâmetro, serão utilizadas as definições do Conselho Federal de Medicina Veterinária para maus tratos, crueldade e abuso, incluindo também agravantes e casos reincidentes.

A denúncia poderá ser feita sob sigilo (falsa denúncia é crime), com um número de protocolo. O Serviço de Zoonoses não aceita denúncias por redes sociais. O 0800 é o único canal oficial para essa ação.

DOAÇÃO.

Interessados em adotar cães e gatos devem se dirigir a Zoonoses de Cubatão de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, com RG, CPF e comprovante de residência do município (originais e cópias). A pessoa interessada na adoção irá preencher uma ficha e um termo de ciência e responsabilidade onde se compromete a cuidar bem do animal, e será avaliada através de uma consulta com veterinários. (DL)

Tops da Gazeta