últimas notícias
Pesquisadores da região de Bertioga acreditam que a baleia morreu no mar e o corpo encalhou na praia levado pelas marés
Pesquisadores da região de Bertioga acreditam que a baleia morreu no mar e o corpo encalhou na praia levado pelas marés
Foto: Divulgação Instituto Gremar

Baleia de sete metros é achada morta em Bertioga

Uma baleia com cerca de 7 metros foi encontrada morta, na tarde de terça-feira (23), na Praia de Guaratuba, em Bertioga. Uma equipe do Instituto Gremar, de resgate de animais marinhos, foi acionada por moradores. Como o animal já estava em processo de decomposição, com perda parcial da cabeça, os pesquisadores acreditam que a baleia morreu no mar e o corpo encalhou na praia levado pelas marés.

A baleia, uma fêmea adulta, pode ser da espécie jubarte, mais comum nesse período na costa paulista. Os pesquisadores recolheram amostras de pele, músculos e alguns órgãos para pesquisa genética e, possivelmente, descobrir a causa da morte. O Departamento de Operações Ambientais da prefeitura de Bertioga foi acionado para fazer a destinação da carcaça, que seria enterrada.

Conforme o instituto, entre julho e novembro é comum avistar baleias dessa espécie no litoral de São Paulo. Os animais se deslocam da Antártida em busca das águas tropicais da costa brasileira para o período de reprodução. A maior concentração acontece na Bahia. (EC)

Tops da Gazeta