últimas notícias
Na cidade de Cedral, os fiscais do Tribunal de Contas encontraram  ônibus sem cinto de segurança
Na cidade de Cedral, os fiscais do Tribunal de Contas encontraram ônibus sem cinto de segurança
Foto: DIVULGAÇÃO/TCE

TCE encontra irregularidades em transporte escolar de SP

FISCALIZAÇÃO. Operação do Tribunal de Contas de SP fiscalizou ontem 583 veículos em 218 cidades do Estado

Nesta quinta-feira, agentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizaram uma fiscalização surpresa para verificar a condição de veículos do transporte escolar de 218 cidades do Estado. Entre as irregularidades apontadas pelo TCE estavam ônibus escolar superlotado, sem cinto de segurança e sem extintor. Até o começo da tarde de ontem, a ação tinha fiscalizado 583 veículos como ônibus, peruas e vans.

Ainda segundo o Tribunal, o objetivo da ação, formada por 280 fiscais, é checar se os veículos têm cintos de segurança, condição física e regularidade dos veículos e presença de monitor para acompanhamento e orientação dos alunos.

Em Cajamar, na Grande São Paulo, a fiscalização encontrou um ônibus com 73 crianças. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), um ônibus escolar rural deve ter no máximo 40 adultos ou 59 crianças sentadas.

Na cidade de Monte Aprazível, no interior paulista, o TCE encontrou coletivos com os bancos quebrados. Já em Cedral, também no Interior, foram encontrados ônibus sem cinto de segurança.

No município de Valinho, foram encontrados ônibus sem cinto de segurança e com os pneus carecas.

A Prefeitura Municipal de Cajamar disse ao "G1" que irá apurar a denúncia e adotará medidas para solucionar o problema e atender a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São
Paulo.

As demais prefeituras não tinham se manifestado até o final da tarde de ontem.

Procurado, o TCE informou à Gazeta que a "operação ainda acontecia na tarde de ontem, e que não havia ainda um balanço oficial da fiscalização".
(Matheus Herbert)

Tops da Gazeta