X

Estado

Franca e Barretos vão operar voos com pequenos aviões

NELY

Publicado em 27/09/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Franca e Barretos terão a partir de outubro voos operados por pequenas aeronaves com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

As operações serão comandadas pela Gol Linhas Aéreas em parceria com a empresa TwoFlex, segundo o Estado. Elas já anunciaram parceria no Paraná, com voos para dez destinos do interior a partir de 22 de outubro.

As duas cidades fazem parte de uma lista de sete destinos no interior e litoral já anunciados por três companhias aéreas para receber voos, a partir de um programa que reduziu o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene de aviação de 25% para 12%.

Para receber aeronaves como as fabricadas por Boeing e Airbus, por exemplo, e pelo fato de os aeroportos estarem ao menos há mais de uma década sem voos regulares, será preciso que passem por adequações.

Os pequenos aviões, no entanto, podem operar sem que os locais passem por reformas, o que vai acelerar o programa aéreo, de acordo com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que fez o anúncio.

Por meio do programa, os locais poderão ser usados por companhias que disponibilizem aviões que comportem até 19 passageiros. Questionada, a Gol disse que, "no momento, não há mais informações sobre uma operação em conjunto em Barretos e Franca".

O Daesp não informou o modelo de avião que será usado, mas se seguir os moldes do programa paranaense os voos da TwoFlex serão feitos com aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para transportar até nove passageiros. No site da TwoFlex Barretos e Franca constam como destinos de rotas regulares da empresa.

O avião, segundo a empresa, tem autonomia para 6h30 de voo, atinge 300 km/h de velocidade e pode transportar até 1.200 quilos de carga.

Além das duas cidades, Araçatuba, São Carlos, Votuporanga, Araraquara e Santos/Guarujá receberão voos das companhias Gol, Azul e Passaredo após as obras necessárias.
(FP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

COMBATE ÀS DROGAS

Refinaria do tráfico é encontrada na zona sul de São Paulo; veja fotos

Entorpecentes e munições também foram apreendidos em operação

Financiamento Estudantil

Fies Social: Estudantes já podem solicitar ajuste para ter 100% de financiamento

Estudantes poderão ter 100% de financiamento dos encargos educacionais; aditamentos podem ser solicitados até o dia 31 de maio

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter