últimas notícias

Franca e Barretos vão operar voos com pequenos aviões

Franca e Barretos terão a partir de outubro voos operados por pequenas aeronaves com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

As operações serão comandadas pela Gol Linhas Aéreas em parceria com a empresa TwoFlex, segundo o Estado. Elas já anunciaram parceria no Paraná, com voos para dez destinos do interior a partir de 22 de outubro.

As duas cidades fazem parte de uma lista de sete destinos no interior e litoral já anunciados por três companhias aéreas para receber voos, a partir de um programa que reduziu o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene de aviação de 25% para 12%.

Para receber aeronaves como as fabricadas por Boeing e Airbus, por exemplo, e pelo fato de os aeroportos estarem ao menos há mais de uma década sem voos regulares, será preciso que passem por adequações.

Os pequenos aviões, no entanto, podem operar sem que os locais passem por reformas, o que vai acelerar o programa aéreo, de acordo com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que fez o anúncio.

Por meio do programa, os locais poderão ser usados por companhias que disponibilizem aviões que comportem até 19 passageiros. Questionada, a Gol disse que, "no momento, não há mais informações sobre uma operação em conjunto em Barretos e Franca".

O Daesp não informou o modelo de avião que será usado, mas se seguir os moldes do programa paranaense os voos da TwoFlex serão feitos com aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para transportar até nove passageiros. No site da TwoFlex Barretos e Franca constam como destinos de rotas regulares da empresa.

O avião, segundo a empresa, tem autonomia para 6h30 de voo, atinge 300 km/h de velocidade e pode transportar até 1.200 quilos de carga.

Além das duas cidades, Araçatuba, São Carlos, Votuporanga, Araraquara e Santos/Guarujá receberão voos das companhias Gol, Azul e Passaredo após as obras necessárias.
(FP)

Tops da Gazeta