últimas notícias
A feira marcará a inauguração da sede própria da Central de Trabalho e Renda (CTR)
A feira marcará a inauguração da sede própria da Central de Trabalho e Renda (CTR)
Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

São Bernardo terá 4 feiras de emprego este ano

A primeira delas será o Emprega Jovem, previsto para março, com oferta de vagas para o público de 16 a 22 anos

Para garantir a inserção da população no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda, a Prefeitura de São Bernardo programou ao menos quatro grandes feiras de emprego ao longo de 2020. A primeira delas será o Emprega Jovem, previsto para março, com oferta de vagas para o público de 16 a 22 anos.

A feira marcará a inauguração da sede própria da Central de Trabalho e Renda (CTR), que será instalada na rua Padre Lustosa, 48, gerando uma economia de R$ 300 mil ao ano aos cofres públicos. Em sua primeira edição, realizada em dezembro de 2019, o Emprega Jovem ofereceu 400 vagas de 18 empresas parceiras.

Além da ação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo vai promover ao longo do ano mais duas edições do Dia D da Inclusão, em parceria com o Ministério da Economia - com vagas específicas para o público portador de deficiência - e uma feira de empregos para pessoas com idade superior a 45 anos. As datas, quantidade de vagas e empresas participantes dos eventos serão previamente divulgadas pela prefeitura.

A ampliação da programação tem como base levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que apontou a dificuldade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho entre os públicos jovem e com idade superior a 45 anos. Para mudar essa realidade, a prefeitura realizou em 2019 série de palestras e eventos junto a 100 grandes empresas empregadoras da cidade, para conscientizar sobre as vantagens de contratação desta mão de obra.

"As feiras que realizamos em 2019 tiveram uma procura muito grande, o que mostra que há espaço para realização de novas em 2020. Nas edições passadas tivemos resultados importantes, garantindo a colocação de muitas pessoas no mercado de trabalho, por meio de parceria com empresas parceiras de São Bernardo", destacou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Em 2019, a média foi de 450 vagas ofertadas em cada uma das feiras realizadas. Ao todo, 398 pessoas de diversas idades conquistaram vaga no mercado de trabalho por meio das ações. A maior parte dos postos oferecidos foi do setor de serviços.

*Com informações do Diário Regional

Tops da Gazeta