Publicidade

X

Estado

Pandemia pode impactar 30% das escolas privadas

PREJUÍZO. Inadimplência, saída de alunos e até fechamento de unidades estão entre os problemas enfrentados pelas escolas

NELY

Publicado em 11/07/2020 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Sala de aula vazia da Planeta Azul Escola Infantil, localizada em Pinheiros, que teve que fechar / /Divulgação

A pandemia do novo coronavírus pode impactar fortemente cerca de 30% das escolas particulares do estado de São Paulo. Ao menos, esta é a estimativa do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP). Entre os principais problemas enfrentados pelas instituições estão a inadimplência, a saída de alunos e a falta de apoio das autoridades governamentais, o que, somados, devem levar muitas unidades a encerrarem suas atividades.

Foi exatamente o que aconteceu com a Planeta Azul Escola Infantil. Localizada na região de Pinheiros, na cidade de São Paulo, com mensalidades em torno de R$ 3 mil para o integral e foco na faixa etária de 0 a 3 anos, a escola foi perdendo alunos, conforme a pandemia foi avançando.

"Crianças de 0 a 3 anos você trabalha com interação o tempo inteiro, eu cheguei a adotar o ensino remoto, mas os pais diziam que não estava servindo. Dei 25% de desconto na mensalidade, mas, com o tempo, as famílias foram tirando da escola com a promessa de que voltariam quando a pandemia acabasse, mas as contas não congelam. Eu tentei fazer empréstimos, porém, a burocracia era muito grande", conta Marli Pereira, que teve que fechar a escola após 41 anos de
funcionamento.

Na opinião de Benjamim Ribeiro da Silva, presidente do SIEEESP, as escolas particulares foram esquecidas pelas autoridades, especialmente as infantis. "Até o ano 2000, a escola particular atendia principalmente às classes A e B. Porém, a partir daquele ano, houve uma demanda muito grande de escolas privadas pelas classes mais humildes, que hoje, são as mais penalizadas pela crise (...). Atualmente, 80% das instituições privadas de ensino de São Paulo possuem menos de 500 alunos e elas estão com um alto índice de inadimplência, não conseguem acesso a crédito, a financiamento para se sustentar. A verdade é que a escola particular foi o segmento com o qual as autoridades, em todas as instâncias, não se
preocuparam."

INADIMPLÊNCIA.

Uma pesquisa realizada pela Explora - Pesquisas, Métricas e Inferências Educacionais, a pedido da União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte, revela que 52% das escolas privadas no Brasil perceberam redução na receita em maio, o que significa que houve atraso, ou mesmo inadimplência no pagamento das mensalidades. Neste último caso, os números mostram que apenas 9% das famílias estavam inadimplentes antes da pandemia, percentual que passou para 21% em maio.

No estado de São Paulo a situação não é diferente. De acordo com o SIEEESP, em janeiro, a inadimplência nas escolas ficava em torno de 6,37%, percentual que saltou para 19,7% em abril e atingiu 21,34% em maio. Quando considerada somente a capital paulista, a inadimplência no quinto mês do ano chegou a 32,11%.

EVASÃO.

Tirar a filha Júlia, de 6 anos, de uma escola particular da Bela Vista, região central da Capital, foi a solução encontrada por Gleice Silva, após não conseguir negociar um abatimento na mensalidade. "Eu e meu esposo temos uma lanchonete de pequeno porte, que praticamente fechou depois da pandemia. Ficamos dois meses tentando negociar com a escola, mandei vários e-mails, mas não obtive resposta. A solução foi tirar ela de lá e matricular no
município."

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, a transferência da rede particular para a estadual de São Paulo cresceu mais de 10 vezes nos meses de abril e maio deste ano, na comparação com igual período de 2019, atingindo 2.388 transferências, contra 219 no ano passado.
(Gladys Magalhães)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter