Entre em nosso grupo
2
Último registro dos animais no local teria sido feito na década de 1990; grupo pode pertencer a espécie stenella sp
29/07/2020 às 10:01 atualizado em 16/04/2021 às 14:14
Continua depois da publicidade
Golfinhos acompanharam navio | Reprodução
Nesta terça-feira (28), um grupo de golfinhos foi flagrado próximo ao Porto de Santos, no litoral paulista. O último registro dos animais no local teria sido feito na década de 1990.
Continua depois da publicidade
De acordo com a coordenadora técnica do Instituto Gremar, a bióloga Andrea Maranho, o grupo de animais pertence a espécie stenella sp. Ainda de acordo com a bióloga, é raro encontrar a espécie no Porto. "É um evento muito raro. Normalmente, avistamos esses golfinhos quando saímos do estuário, navegando sentido Laje de Santos, por exemplo", conta ao “G1”.
Segundo a coordenadora, botos-cinza apareciam na área, mas com a poluição aumentando, os animais passaram a desaparecer. "A última vez que foi avistado um golfinho no estuário foi na década de 1990", ressalta Maranho.
Continua depois da publicidade
Para ela, não há uma explicação comprovada para a visita dos animais. "Pode estar relacionado a perseguição de cardumes de peixes, por exemplo. Mas, existem vários fatores como fuga de predadores, desorientação, doenças, entre outros", afirma a coordenadora.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade