últimas notícias
Damaris Moura é deputada estadual em São Paulo pelo PSDB
Damaris Moura é deputada estadual em São Paulo pelo PSDB
Foto: Dianny Aguilar/Divulgação

‘Assustador’, diz deputada sobre aumento da violência contra mulher durante a pandemia

Em entrevista à Gazeta, a parlamentar afirma negociar na Alesp uma série de projetos para minimizar os atos criminosos contra as mulheres no Estado

A deputada estadual Dra. Damaris Moura (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e à Violência Doméstica na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), diz que o aumento da violência contra as mulheres durante a pandemia do novo coronavírus é assustador. Em entrevista à Gazeta, a parlamentar afirma negociar na Alesp uma série de projetos para minimizar os atos criminosos contra as mulheres no Estado.

“Embora eu tivesse expectativa do aumento de violências domésticas contra mulheres e meninas [durante a pandemia], não esperávamos que o número fosse tão assustador. Nesse sentido, começamos a fazer um trabalho de combate e de propositura de legislações na tentativa que houvesse uma aprovação mais rápida possível, e conseguimos alguma coisa que ampliasse essa rede de proteção”.

A parlamentar apresentou cinco projetos em relação ao tema, e destaca o que estimula a contratação de mulheres vítimas de violência com dependência econômica de seus parceiros por empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo. “Muitas mulheres não se afastam dos agressores por dependência econômica”, explica.

A parlamentar tucana também celebra a ampliação das Delegacias da Mulher com atendimento 24 horas, e pretende criar um projeto de lei para estimular a criação de um acolhimento mais humanizado a esse público mesmo em delegacias comuns.

“[Ir à delegacia] É um momento muito desafiador na vida dessa mulher. Além de já ter sofrido a violência, ela agora precisa comparecer a uma delegacia para fazer essa denúncia e, muitas vezes, vivenciar um ambiente que para ela é muito hostil naquele momento de dor, de tristeza e de violência”, explica.

Além disso, Dra. Damaris também é presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deve investigar a violência sexual contra estudantes de universidades paulistas, públicas e particulares. “É um tema muito árido, existe uma cortina de fumaça sobre esse assunto”, afirma.

Assista à entrevista completa com a deputada Dra. Damaris Moura no vídeo acima.

Comentários

Tops da Gazeta