Publicidade

X

OPERAÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA

Vereador de Caraguatatuba é preso em operação contra tráfico de drogas

Foram cumpridos 53 mandados de busca e 48 de prisão em cinco cidades

Luiz

Publicado em 11/08/2020 às 16:30

Atualizado em 11/08/2020 às 16:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Crédito do vídeo: Alexandre Ferreira

Policiais Federais durante cumprimento de mandados / João Mota/TV Vanguarda

O vereador Flávio Nishiyama (PTB), de Caraguatatuba, no Litoral Norte paulista, foi preso na manhã desta terça-feira (12) em ação de combate ao tráfico de drogas. Batizada de Operação Código de Ética, ela contou com a participação de 263 integrantes do Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Civil e a Polícia Militar nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba, Taubaté e Campinas. Foram cumpridos 53 mandados de busca e 48 de prisão, todos relacionados ao tráfico de drogas e associação criminosa.

No período da manhã haviam sido efetivadas 36 detenções, sendo duas por tráfico de drogas, uma por posse ilegal de arma de fogo e 23 por mandado de prisão. Também foram apreendidos cinco armas de fogo, um carregador e munições de 9m, 20 mil pesos colombiano e a quantia de R$ 16.796.

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

De acordo com a Força Tarefa, a operação teve foi realizada após uma longa investigação com base nos indicadores criminais após investigação do Ministério Público, que analisou as prisões relacionadas ao tráfico no Litoral Norte e chegou até os membros da organização.

O vereador Flavio Nishiyama é advogado e o motivo da sua prisão, seria, entre algumas, por associação criminosa. Ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba e amanhã deve ser transferido para um presídio em Taubaté,n o Vale do Paraíba.

Durante coletiva, os integrantes da força-tarefa informaram que um dos presos era advogado e ia à delegacia quando um suspeito era detido com drogas, por exemplo, com o objetivo de ver se ele ia deletar seus comparsas. “Inclusive ele pegava o termo da oitiva e mostrava para os chefões que o nome não havia sido citado”, disse o delegado da Polícia Federal.

Durante a operação os policiais que cumpriam mandado na Costa Sul de São Sebastião chegaram a ser recebidos a tiros por uma dos criminosos, mas não ficaram feridos.

A força-tarefa destacou o sucesso dessa operação considerada a maior na região que culminou com a prisão de chefão a organização criminosa que era responsável pela distribuição de drogas no Litoral Norte, principalmente por se tratar de uma região onde festiva.

A defesa do vereador não foi localizada para falar sobre a sua prisão.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter