últimas notícias
Baleia está próximo de costeira na praia de Juquehy
Baleia está próximo de costeira na praia de Juquehy
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Baleia Jubarte é encontrada morta em São Sebastião

Corpo foi avistado por grupos de esportistas que estava no mar

O corpo de um filhote de baleia Jubarte foi localizado na manhã desta segunda-feira (31) próximo a uma costeira, em Juquehy, Costal Sul de São Sebastião, no Litoral Norte paulista. Surfistas e praticantes de stand up que localizaram o animal e acionaram as autorizadas.

Em um vídeo, o piloto de um Jet Sky comenta a descoberto, o tamanho da baleia e até o cheiro forte que há no local.

Equipes do Instituto Argonautapara Conservação Costeira e Marinha e do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) foram para o local com a missão identificar o sexo idade da baleia, além de verificar o que pode ter provocado a morte.

A bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) explica que a coleta de amostras de gordura e órgãos do animal são importantes para saber mais sobre as causas da morte e da ocorrência da espécie na nossa região.

A baleia jubarte saiu a pouco da lista de animais ameaçados, sendo enquadrada no status segura/pouco preocupante ou Least Concern, em inglês (LC). Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas.

Comentários

Tops da Gazeta