Entre em nosso grupo
2
113,6 mil bebês com menos de 1 ano compareceram aos postos, desses, 69% precisaram atualizar a carteirinha de vacinação
18/10/2020 às 11:08
Continua depois da publicidade
A meta da imunização contra pólio é de 95% do público-alvo, equivalente a 2,1 milhões de crianças do Estado | Ricardo Vaz/PMTS
O “Dia D” da Campanha de Imunização contra Poliomielite e Multivacinação ocorreu neste sábado (17), com o objetivo de imunizar crianças e adolescentes de 0 a 14 anos contra cerca de 20 doenças. Com a realização desta campanha, o número de crianças de menos de 5 anos imunizadas dobrou.
Continua depois da publicidade
Desde o dia 2 de outubro até às 12h deste sábado, 268 mil crianças nessa faixa etária receberam a dose. O número ainda corresponde a 12,1% de cobertura do público almejado - a meta é 95%, equivalente a 2,1 milhões de crianças.
Quanto às outras vacinas, 113,6 mil bebês com menos de 1 ano compareceram aos postos, sendo que 69% precisaram atualizar a carteirinha de vacinação (78,4 mil). Na faixa de 5 a 14 anos, 171,4 mil procuraram serviços de vacinação, com vacina aplicada em 77,6 mil delas (45,3% do total). Estes dados preliminares indicam que pelo menos metade do público que está indo aos postos tem alguma pendência na caderneta, sendo fundamental que mais crianças e adolescentes tenham seu status vacinal avaliado e atualizado, conforme a necessidade de cada paciente.
A campanha como objetivo de aumentar a cobertura vacinal e atualizar a carteirinha de vacinação do público-alvo, reforçando especialmente a proteção contra paralisia infantil (polio) nos menores de 5 anos. A campanha vai até o dia 30.
Continua depois da publicidade
Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano a menores de 5 anos deverão levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP). A meta é alcançar cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças (ou seja, pelo menos 2,1 milhões). A revacinação contribui com a redução do risco de reintrodução do vírus no Brasil.
Simultaneamente, a campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de até 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra os vírus que circulam no território.
“Manter as carteirinhas de vacinação atualizadas é fundamental para garantir a proteção contra diversas doenças. Além disso, contribui para erradicação delas no país”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Helena Sato. "Pedimos aos responsáveis que levem os menores aos postos neste mês, aproveitando esta campanha e ajudando a melhorar as coberturas vacinais no estado", finaliza.
Tipos de vacinas
Continua depois da publicidade
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos postos de saúde localizados nos municípios de SP com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.
No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.
Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
Continua depois da publicidade
Somando todos os tipos de vacinas, são mais de 5,2 milhões distribuídas nos postos do estado para aplicação na população-alvo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade