X

OPERAÇÃO

MP realiza operação para desarticular esquema ilegal de adulteração de combustível

Serão cumpridos dois mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão; dois suspeitos foram presos

Kelly Amorim

Publicado em 21/10/2020 às 12:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Foram cumpridos dois mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão; dois foram presos / /Wagner Souza/Futura Press/Folhapress

Nesta quarta-feira (21), o Ministério Público de São Paulo, com apoio da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal, realizou uma operação para desarticular um esquema de fraudes e adulteração de combustível. O grupo teria sonegado mais de R$ 538 milhões em tributos federais.

Segundo os investigadores, a quadrilha tinha um processo de adulteração de combustível e de importação ilegal de compostos usados na mistura da gasolina e do diesel.

No total, estavam programados para serem cumpridos dois mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Um dos alvos é Ricardo de Oliveira, apontado como chefe do esquema. Ele foi preso em sua casa, em Santo André, no ABC paulista.

A polícia também prendeu André Luiz Riberio, sócio de uma das empresas. De acordo com os investigadores, ele era o responsável pela importação de compostos derivados do petróleo usados para as adulterações.

Investigação

De acordo com o Ministério Público de São Paulo, a organização era especializada na adulteração de combustíveis e do composto químico ARLA 32, substância utilizada para garantir maior eficiência na redução dos poluentes nos motores a diesel.

Os suspeitos utilizavam ureia destinada à fabricação de adubos e fertilizantes para fabricar o ARLA32, segundo os investigadores. A mistura, além de causar mais danos ao meio ambiente, pode danificar o motor do veículo.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

LIBRAS

4 livros infantis em libras

Para quem tem interesse na Língua Brasileira de Sinais, há livros para crianças que sinalizam ou estão aprendendo; veja

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter