últimas notícias
Os candidatos à prefeitura de São Vicente: Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (Podemos)
Os candidatos à prefeitura de São Vicente: Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (Podemos)
Foto: Reprodução/Facebook | Rodrigo Montaldi/Arquivo/Diário do Litoral

São Vicente e Praia Grande decidem prefeito neste domingo

Kayo Amado (Podemos), Solange Freitas (PSDB), Danilo Morgado (PSL) e Raquel Chini (PSDB) terão disputas apertadas

As cidades de São Vicente e Praia Grande, no litoral paulista, podem entrar em 2021 com uma completa troca de administração pública. Para a primeira, isso já é uma certeza e nós conheceremos até o fim do dia de hoje (29) qual nome venceu a preferência da população em detrimento de mais uma reeleição. Já para o segundo município, a votação pode apontar o fim de um ciclo iniciado ainda em 1989 quando o atual prefeito, Alberto Mourão (PSDB) entrou para o Executivo praiagrandense pela primeira vez.

PROBLEMÁTICO.

Em São Vicente, a população irá às urnas para decidir entre Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (Podemos). O primeiro turno na cidade foi sem dúvidas um dos mais conturbados da história da Baixada Santista e ficou marcado por um assustador atentado contra a vida da tucana em 11 de novembro, apenas quatro dias antes das eleições.

Na véspera do dia da votação, um homem chegou a se apresentar às autoridades afirmando que era o autor dos quatro disparos efetuados contra o carro de Solange Freitas e disse que todo o ataque a tiros havia sido planejado pela própria equipe da candidata tucana. Apesar disso, entretanto, a Polícia Civil rapidamente identificou inconsistências na versão apresentada pelo suspeito, além de indícios que apontavam que o homem não seria o mesmo registrado em vídeos.

Antes do atentado, as pesquisas eleitorais feitas por diversos veículos de comunicação apontavam para uma disputa voto a voto e muito próxima entre Solange Freitas, Kayo Amado e o atual prefeito Pedro Gouvêa (MDB) com o candidato do Podemos à Frente dos três. Apesar disso, entretanto, o resultado final do primeiro turno apontou Solange Freitas como líder na contagem dos votos com 67.558 votos, o que representou 41,47% do eleitorado vicentino. A jornalista foi seguida a certa distância por Kayo Amado, que conquistou 55.307 votos em uma porcentagem total de 33,95%. O atual prefeito Pedro Gouvêa (MDB) encerrou a primeira disputa com 30.717 eleitores favoráveis, totalizando 18,86% e se tornando o segundo prefeito consecutivo da primeira vila do Brasil a não se reeleger desde a gestão de Tercio Garcia.

Solange Freitas declara ter apoio de Valquirio Martins (Solidariedade), que terminou o primeiro turno da cidade com 1,13% (1.837 votos). Já Kayo Amado contará com o suporte de Dra. Mônica Batalha (PRTB), que encerrou o primeiro turno com 1,22% (1.987 votos).

HISTÓRICO.

Já o primeiro turno das eleições em Praia Grande foi muito mais tranquilo do que aquele vivido na vizinha São Vicente, mas o resultado final do segundo turno (o primeiro da história) ainda hoje poderá ser mais o impactante em toda a Baixada Santista.

Com uma campanha focada em mudanças, o candidato Danilo Morgado (PSL) conquistou o voto de 50.317 eleitores praiagrandense, o que totalizou 35,6% das urnas. Já Raquel Chini (PSDB), indicada pelo atual prefeito Alberto Mourão, obteve 55.204 votos, o que representa 39,05%.

A pesquisa eleitoral divulgada pelo Diário do Litoral apontou que Danilo Morgado lidera dentre os entrevistados pela GovNet Pesquisa, empresa pertencente aos mesmos proprietários do Instituto Opinião Pesquisa. Danilo Morgado aparece com 54,4% das intenções de votos enquanto Raquel Chini totaliza 45,6%, uma diferença de 8,8% entre ambos.

Caso este resultado se confirme, a vitória do candidato do PSL pode vir a significar um grande e verdadeiro 180º na história de mais de 50 anos de Praia Grande. Desde 1989, quando Alberto Mourão se tornou vice-prefeito do município pela primeira vez, todos as administrações da Prefeitura foram lideradas por candidatos com relação direta de Mourão ou pelo próprio chefe atual do Executivo.

As consecutivas eleições de sucessores de Mourão quase sofreram um grande revés em 2008, quando Roberto Francisco venceu o ex-vice-prefeito do tucano Alexandre Cunha por uma diferença de 3.554 votos.

VOTAÇÃO.

O segundo turno das eleições em São Vicente e Praia Grande se inicia a partir das 7h quando as seções eleitorais abrem. As urnas deverão ser encerradas às 17h e o resultado será divulgado antes do fim da noite.

Comentários

Tops da Gazeta