últimas notícias
Na temporada passada, o reforço operacional foi responsável pela redução de 57% na média do tempo de espera para embarque
Na temporada passada, o reforço operacional foi responsável pela redução de 57% na média do tempo de espera para embarque
Foto: Divulgação

Travessia Santos-Guarujá terá reforço nesta temporada

Departamento Hidroviário contará com 31 embarcações nas travessias, a maior quantidade disponível pelo segundo ano consecutivo

A Operação Verão+Seguro começa nesta segunda-feira (21). A operação é realizada pelo Departamento Hidroviário e o Sistema contará com 31 embarcações distribuídas nos oito sistemas no litoral paulista. A travessia Santos/Guarujá terá o reforço de duas balsas, ampliando a capacidade transportada por hora em 38% na comparação a temporada do ano passado. No entanto, mesmo com a operação, o Governo de São Paulo reforça a importância de evitar viagens desnecessárias e a exposição ao risco de contaminação por COVID-19.

As Travessias começaram a ser reforçadas ao longo do ano de 2019, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções. O Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, destaca que todos os esforços estão sendo feitos para manter a boa performance das travessias obtida na última temporada de Verão e em todo o ano de 2020.

“O Governo de São Paulo implantou melhorias significativas ao longo desses quase dois anos. No Verão 2019/2020, atendemos quase 3 milhões de usuários e com todo o investimento da Secretaria reduzimos em 57%, na média, o tempo de espera para embarque nas balsas. Nessa temporada, queremos continuar garantindo que os usuários tenham um serviço de qualidade, com conforto e segurança”, destaca João Octaviano.

A Travessia Santos/Guarujá contará com oito balsas na temporada. O sistema que hoje opera com sete embarcações, receberá a oitava até o feriado de Reveillon. Esse reforço na frota trará uma melhora significativa no serviço prestado. Já na Travessia São Sebastião/Ilhabela serão nove embarcações, sendo sete balsas e duas lanchas para passageiros, que foi adotada pela primeira vez em 2019 e trouxe mais agilidade e conforto aos usuários.

No Litoral Sul, o DH concluiu a reforma no flutuante e na ponte que dão acesso ao embarque e desembarque de balsas na Travessia Iguape/Juréia. O investimento garantiu mais segurança aos usuários.

“Mesmo com a pandemia e a recomendação para que as pessoas evitem viagens desnecessárias, estamos mantendo todos os nossos esforços para garantir uma viagem rápida e segura aos nossos usuários”, ressalta José Reis, Diretor-geral do Departamento Hidroviário.

O DH também mantém os serviços e ações implantadas pela atual gestão da Secretaria de Logística e Transportes, como a manutenção noturna, que garante menos problemas técnicos e mais agilidade nos serviços. Desta forma, os trabalhados de manutenção podem ocorrer sem prejudicar a operação das embarcações durante o dia.

Moradores e turistas contam ainda com comunicação 24h sobre o serviço de travessias. Os Painéis de Mensagem Variável (PMVs) estão instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso, orientando os motoristas e fornecendo informações importantes sobre os serviços. Além disso, o aplicativo Travessias, informa em tempo real a espera de cada travessia, as condições climáticas e disponibiliza imagens 24 horas por dia.

Travessias Litorâneas

Travessia Guarujá/Bertioga
02 balsas (capacidade 120 por hora)
01 lancha pedestres e ciclistas (capacidade 555 por hora)
Alta de 11,12% na capacidade em comparação com o verão passado.

Travessia Santos/Vicente de Carvalho
03 lanchas pedestres e ciclistas (capacidade 3.082 por hora)
Alta de 60% na capacidade em comparação com o verão passado.

Travessia Santos/Guarujá
08 balsas (capacidade 880 por hora)
Alta de 38% na capacidade em comparação com o verão passado.

Litoral Norte
Travessia São Sebastião/Ilhabela
07 balsas (capacidade 445 por hora)
02 lanchas pedestres e ciclistas (capacidade 984 por hora)

Litoral Sul
Iguape/Juréia
02 balsas (capacidade 141 por hora)

Cananéia/Continente
02 balsas (capacidade 40 por hora)

Cananéia/Ilha Comprida
3 balsas (capacidade 213 por hora)
Alta de 65% na capacidade em comparação com o verão passado.

Cananéia/Ariri
01 balsa (capacidade 190 por hora)
As informações sobre as travessias podem ser acompanhadas nos seguintes canais: site dh.sp.gov.br/travessia/; Twitter @dhtravessias, telefone 0800 7733 711 e App Travessias, disponível gratuitamente.


Comentários

Tops da Gazeta