últimas notícias
As nove cidades não planejam mudanças em seus calendários
As nove cidades não planejam mudanças em seus calendários
Foto: LG Rodrigues/Diário do Litoral

Baixada Santista deve manter Carnaval como ponto facultativo

Moradores esperam pelos dias de folga; desfiles foram cancelados

As nove cidades da Baixada Santista não planejam alterar seus calendários para o período de carnaval e, com isso, todos os feriados e pontos facultativos que os moradores da região conhecem estão mantidos.

A dúvida que foi gerada em parte da população aconteceu após algumas Capitais terem alterado as datas dos desfiles de escolas de samba para o segundo semestre de 2021, caso do Rio de Janeiro. Apesar disso, entretanto, as Prefeituras da Baixada Santista garantem que não farão qualquer tipo de alteração nos dias sem trabalho, especialmente devido ao fato que algumas das datas se tratam de feriados religiosos. Confira a seguir o que cada Prefeitura afirma para fevereiro.

SANTOS

A Prefeitura de Santos informa que os pontos facultativos relacionados ao Carnaval estão relacionados com a celebração cristã da Páscoa, que não pode ser alterada. A quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma, que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo). Quanto aos festejos, como desfiles de escolas de samba e bandas, estão suspensos em razão da pandemia, independentemente de os pontos facultativos serem mantidos.

SÃO VICENTE

A Prefeitura de São Vicente informou que em breve divulgará o calendário oficial da Cidade, com definições de feriados e pontos facultativos para as datas festivas.

GUARUJÁ

A Administração Municipal de Guarujá afirma que divulgou no dia 22 de dezembro, no Diário Oficial do Município, o calendário administrativo referente a 2021 e nele não constam alterações referentes ao feriado do Carnaval.

CUBATÃO

Em nota enviada ao Diário do Litoral, a Administração Municipal informa que, por enquanto, não há previsão para qualquer tipo de mudança no calendário oficial.

ITANHAÉM

A princípio o 'evento Carnaval' no município está totalmente cancelado segundo a Secretaria de Turismo, mas os dias 15 e 16 de fevereiro estão mantidos como ponto facultativo, através do Decreto 4034 de 12/01/2021.

MONGAGUÁ

Assim como na primeira vila do Brasil, ainda não há definições de qualquer tipo em Mongaguá sobre os feriados e pontos facultativos, mas a administração municipal deve bater o martelo sobre a situação nas próximas semanas.

BERTIOGA

A Prefeitura de Bertioga, conforme informado no Decreto municipal número 3.589, define como ponto facultativo os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Em razão da pandemia da Covid-19, as festividades de carnaval, como desfiles, blocos de ruas, confraternizações em clubes, entre outras, seguem suspensas para evitar aglomerações e proliferação da doença. Já o tradicional "Carnaval é Família", que ocorreria em fevereiro de 2021, será adiado. A Prefeitura de Bertioga está avaliando a possibilidade de realizar a programação de carnaval em maio, mês de aniversário da Cidade, ou julho, a exemplo de outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

PERUÍBE

Por fim, a Prefeitura de Peruíbe se resume a informar que o Carnaval não está previsto no decreto municipal que definiu os feriados e pontos facultativos para o ano de 2021. Nem em fevereiro e nem em outro mês deste ano.

A Prefeitura de Praia Grande não respondeu aos pedidos da Reportagem.


Comentários

Tops da Gazeta