últimas notícias
Butanvac é a primeira vacina produzida no Brasil sem utilizar insumos de outros países
Butanvac é a primeira vacina produzida no Brasil sem utilizar insumos de outros países
Foto: DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO ESTADO

Butantan anuncia o início da produção da Butanvac

Butanvac é a primeira vacina contra Covid-19 produzida integralmente no Brasil, sem depender de insumos de outros países

O presidente do Butantan, Dimas Covas, anunciou nesta quarta-feira (28) o início da produção da Butanvac. O anúncio aconteceu durante entrevista coletiva, com presença do governador João Doria (PSDB).

A Butanvac é a primeira vacina contra Covid-19 produzida integralmente no Brasil, sem depender de insumos de outros países. Nas redes sociais, o Instituto Butantan comemorou o anúncio e afirmou ser um dia histórico para a ciência brasileira e para o combate à pandemia.

 

 

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o governador João Doria (PSDB) celebrou o anúncio. "A novidade de hoje é uma notícia significativa para a ciência brasileira e, por que não, mundial: São Paulo começa hoje a produzir a vacina Butanvac".

Na última sexta-feira (26), o Butantan protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para iniciar os teste clínicos em humanos de fase 1 e 2 do imunizante. Nesta terça (27), a agência solicitou informações adicionais para avaliar se libera a realização do primeiro estudo com a Butanvac. A vacina foi testada apenas em animais até o momento.

O Butantan tem o prazo de até 120 dias para apresentar as informações solicitadas pela agência. Até o Butantan responder, o prazo de análise da Anvisa fica interrompido.

Em nota, o Instuto Butantan afirmou que "manterá contato com o órgão regulador para viabilizar os esclarecimentos necessários ao seguimento do processo de autorização dos estudos clínicos de fases 1 e 2 da Butanvac".

Comentários

Tops da Gazeta