últimas notícias
Governo de SP atualizou casos da Covid-19 no Estado
Governo de SP atualizou casos da Covid-19 no Estado
Foto: Adam Nie?cioruk/Unsplah

Estado de SP tem 814 mortes por Covid-19 em 24 horas

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado é de 79,8% e na Grande São Paulo é de 78,1%

O estado de São Paulo registrou nesta quarta-feira 94.656 mortes e 2.873.238 casos ao total da Covid-19. O número representa 814 óbitos a mais em relação ao dia anterior.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado é de 79,8% e na Grande São Paulo é de 78,1%. As cinco cidades paulistas com mais casos da doença desde o início da pandemia são a Capital, Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Bernardo do Campo.

Macaque in the trees
Arte Gazeta - Dados quarta-feira (28)

De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP), a cidade paulista com maior adesão ao distanciamento social é São Joaquim da Barra, onde o índice está em 64%, segundo o levantamento mais recente. Na Capital esse índice é de 40%.

Plano São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou em entrevista coletiva nesta quarta-feira que o Estado terá uma nova etapa da fase transição do Plano São Paulo do próximo sábado (1º) até o dia 9 de maio. A principal novidade é a ampliação do funcionamento do comércio, do setor de serviços e de atividades religiosas das 6h às 20h. Neste momento, a permissão é para que esses setores funcionem das 11h às 19h.

O limite de ocupação dos estabelecimentos, de 25%, continua o mesmo, assim como a vigência do toque de recolher entre 20h e 5h, com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas à noite.

De acordo com anúncio do governo desta quarta, os parques estaduais e municipais também permanecerão com o horário de funcionamento já vigente, das 6h às 18h. O governo paulista segue recomendando ainda a manutenção do teletrabalho e o escalonamento do horário de entrada e saída para o comércio, serviços e a indústria.

"Damos a continuidade, gradual e segura, da abertura da economia do estado de SP, para recuperar empregos e dar oportunidades para os brasileiros do nosso estado de terem acesso à renda, ao salário e à dignidade em suas vidas", disse Doria.

"Nós estamos novamente dando de novo um voto de confiança para todos os setores econômicos e contando com todos os prefeitos neste processo. A expansão do horário é significativa", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen.

A nova etapa da fase de transição é muito semelhante à fase laranja do Plano São Paulo, que prevê ocupação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) inferior a 80%.

Butanvac

O presidente do Butantan, Dimas Covas, anunciou nesta quarta-feira o início da produção da Butanvac. O anúncio aconteceu durante entrevista coletiva, com presença do governador João Doria (PSDB).

A Butanvac é a primeira vacina contra Covid-19 produzida integralmente no Brasil, sem depender de insumos de outros países. Nas redes sociais, o Instituto Butantan comemorou o anúncio e afirmou ser um dia histórico para a ciência brasileira e para o combate à pandemia.

O governador João Doria (PSDB) celebrou o anúncio. "A novidade de hoje é uma notícia significativa para a ciência brasileira e, por que não, mundial: São Paulo começa hoje a produzir a vacina Butanvac".

Na última sexta-feira (26), o Butantan protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para iniciar os teste clínicos em humanos de fase 1 e 2 do imunizante. Nesta terça (27), a agência solicitou informações adicionais para avaliar se libera a realização do primeiro estudo com a Butanvac. A vacina foi testada apenas em animais até o momento.

O Butantan tem o prazo de até 120 dias para apresentar as informações solicitadas pela agência. Até o Butantan responder, o prazo de análise da Anvisa fica interrompido.

Em nota, o Instuto Butantan afirmou que "manterá contato com o órgão regulador para viabilizar os esclarecimentos necessários ao seguimento do processo de autorização dos estudos clínicos de fases 1 e 2 da Butanvac".

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta