últimas notícias
Para contar a história do forró, foi convidado o sanfoneiro Carlinhos Faria; também está marcada uma apresentação do Trio Virgulino, que chega aos 40 anos de carreira
Para contar a história do forró, foi convidado o sanfoneiro Carlinhos Faria; também está marcada uma apresentação do Trio Virgulino, que chega aos 40 anos de carreira
Foto: Divulgação

Fábricas de Cultura têm DJ, samba e forró durante o mês de junho

Governo de SP anunciou programação on-line das Fábricas de Cultura para o mês, com eventos de música eletrônica, samba e forró tradicional

Uma série de atividades musicais integra a programação de junho das Fábricas de Cultura. O programa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis oferece shows, conversas e oficinas sobre música por meio do YouTube (bit.ly/3x9l6jq) do equipamento.

Em 12 de junho, sábado, às 18h, estará disponível o vídeo sobre o DJ Michael Shibuya. Com uma estrada vinda dos anos 1980, passando pelos tocas-discos, aparelhos CDJ e controladoras, o ele contará um pouco de sua trajetória como DJ de festas e bailes neste vídeo para as Fábricas de Cultura. Além disso, o artista oferecerá dicas importantes para quem também é amante da música eletrônica e pretende se aventurar por esse mundo de tecnologias e sonoridades sem fronteiras.

Em 13 de junho às 17h, será contada a história do fundador de uma das maiores comunidades de Samba do Brasil, o Samba da Vela. Chapinha da Vela vai falar um pouco de sua trajetória no samba paulistano e de como conseguiu entrar para elite dos compositores do gênero.

Já em 19 de junho, das 18h às 19h, também pelo YouTube, o MC e produtor musical David Maderit mostrará a experiência como técnico de estúdio e apresentará o seu segundo disco solo, composto por 13 músicas inéditas. “Trukes Novos de um Velho MC” foi gravado em parcerias com outros artistas de maneira virtual no estúdio beat orgânico.

Para amantes da música instrumental, o conceituado músico Popó Moreira oferece um pequeno show extraído da primorosa obra “Elita”, seu mais recente lançamento. Frente à lente de seu celular, Popó traduz em sons e silêncios sua guitarra, que trafega entre estilos variados e inebriantes, dos quais sua música sugere. O evento será realizado no dia 19 de junho, às 19h.

O forró é um gênero musical e uma dança brasileira, com origens no continente africano e no continente europeu. O estilo ficou popularizado no Brasil por artistas como Luiz Gonzaga, Severino Januário e outros grandes nomes. Para contar um pouco dessa história e fazer aquele tradicional forró, foi convidado o mestre Sanfoneiro Carlinhos Farias, que teve a oportunidade de acompanhar Luiz Gonzaga e de fundar o clássico Trio Arcoverde de Forró. A atividade será transmitida no dia 24 de junho, quinta-feira, às 19h pelo YouTube.

Em comemoração aos 40 anos de carreira do grupo, o Trio Virgulino preparou um show especial. O forró de pé de serra com os clássicos do Trio, sucessos e músicas inéditas será transmitido pelo YouTube no dia 26 de junho, sábado, às 18h.

Para saber toda a programação de junho das Fábricas de Cultura, acesse bit.ly/3gqpaVI.

Comentários

Tops da Gazeta