X

Violência contra mulher

Violência contra mulheres cresce no Estado de SP, segundo levantamento do Instituto Sou da Paz

Alta nos homicídios e feminicídios foi de 2,6% entre janeiro e junho de 2021; já as agressões aumentaram 5,4%

Gabriela Gonçalves - Assistente

Publicado em 28/09/2021 às 11:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Violência contra a mulher / /Arquivo/EBC

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz, as agressões e os homicídios contra mulheres cresceram no primeiro semestre deste ano no estado de São Paulo. 

O número de agressões subiu 5,4% a mais no estado, comparado à janeiro e junho de 2020. Já os feminicídios tiveram uma alta de 2,6%, no primeiro semestre de 2020 tiveram 196 homicídios e feminicídios, já nesse ano tiveram 201.

A coordenadora das delegacias da Mulher, Jamila Ferrari disse ao ''G1'' que homicídios normalmente são provocados por brigas, tráfico de drogas e vingança, e não necessariamente pela relação amorosa.

“Nós temos dividido o homicídio e feminicídio contra a mulher. É uma escolha essa divisão justamente nem sempre todo homicídio de mulher é um feminicídio ou ele aconteceu em um âmbito da família, de um relacionamento amoroso ou de menosprezo pela condição de mulher. Quando a gente analisa os dados a gente vê que o número de feminicídios cai, são 2, e o número de homicídios de mulher sobe”, afirmou.

O aumento das agressões, segundo Jamila, era o esperado devido ao confinamento do novo coronavírus.

“Com relação a violência, lesão corporal, ameaça, era esperado esse aumento. As pessoas estavam dentro de casa, estavam isoladas e agora elas conseguem sair. E ao sair, elas conseguem denunciar, fazer o boletim de ocorrência e pedir ajuda”

Pela internet as mulheres conseguem fazer boletim de ocorrência e solicitar medida protetiva contra o agressor. Existe um aplicativo para as mulheres que já possuem medida protetiva chamado 'SOS MULHER', ao acionar o pedido de socorro no aplicativo uma viatura da Polícia Militar deve chegar em 15 minutos.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Financiamento Estudantil

Fies Social: Estudantes já podem solicitar ajuste para ter 100% de financiamento

Estudantes poderão ter 100% de financiamento dos encargos educacionais; aditamentos podem ser solicitados até o dia 31 de maio

LIBRAS

Conheça a história da Libras

A Libras foi introduzida no brasil por padres franceses; Saiba mais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter