últimas notícias
Geraldo Alckmin é ex-governador de São Paulo
Geraldo Alckmin é ex-governador de São Paulo
Foto: Ciete Silvério

Artigo: Geraldo sai na frente nas eleições para o Governo de SP

Com um orçamento de R$ 246,3 bilhões em 2021, São Paulo é o sonho de muitos políticos

Geraldo Alckmin, que permaneceu por anos no governo do Estado, vem se destacando nas recentes pesquisas eleitorais para 2022. Ele ainda é filiado ao PSDB, mas está com forte namoro com o PSD de Gilberto Kassab. A pesquisa encomendada por esta Gazeta de S. Paulo apresenta Geraldo em primeiro, seguido por Fernando Haddad (PT). Márcio França (PSD) segue de perto na terceira colocação, com Guilherme Boulos (PSOL) ocupando a quarta posição.

O atual governador, João Doria Junior (PSDB-SP), pretende buscar a presidência, mas as prévias eleitorais estão acirradas com o Governador do RS, Eduardo Leite (PSDB-RS). Doria sabe que sua reeleição deixou de ser opção, pois Rodrigo Garcia é o pré-candidato do PSDB, mas com muita rejeição dos entrevistados.

A aposta bolsonarista, para o Estado é o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, mas sem fôlego até o momento. Artur do Val (Patriota) também aparece na pesquisa, mas com baixo porcentual. O falecimento do Major Olímpio deixou um vácuo que tanto Artur quanto Tarcísio querem ocupar, mas falta-lhes popularidade.

Outro vetor da pesquisa é o número de indecisos que permanece alto, cerca de mais de 18% dos entrevistados. Paulo Skaf (MDB) quer o Senado e mudar de casa partidária, talvez o PSD. O nosso sempre Eduardo Suplicy pode ser o candidato ao Senado pelo PT. Teremos uma vaga em 2022, para a cadeira do Senado.

Nomes conhecidos estão na disputa e querem dirigir o maior estado na nação. Com um orçamento de R$ 246,3 bilhões/2021, São Paulo é o sonho de muitos políticos. Geraldo Alckmin já reinou por vários anos, e, pelo jeito, quer o trono de volta no Palácio dos Bandeirantes. Muitas águas correrão, até um outsider pode se apresentar. A alternância de poder é saudável para a existência da democracia, mudanças seriam bem-vindas.

*Célio Egidio é advogado. Doutor em Direito pela PUC/SP. Tenente Coronel da Reserva da Polícia Militar. Diretor acadêmico da empresa Cursos Premium.

Comentários

Tops da Gazeta