A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 02 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Aguilar Junior: 'Tivemos um aumento de mais de 589% na criação de novas empresas'

Completando neste sábado, dia 20 de abril, 167 anos desde sua fundação, a Cidade de Caraguatatuba deverá ter, durante suas celebrações, a convocação de novos Guardas Civis Municipais; confira entrevista

Matheus Herbert

20/04/2024 às 07:00  atualizado em 20/04/2024 às 14:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Gazeta conversou um pouco com José Pereira de Aguilar Junior, atual prefeito do Município, a respeito do passado, presente e futuro da Cidade

Gazeta conversou um pouco com José Pereira de Aguilar Junior, atual prefeito do Município, a respeito do passado, presente e futuro da Cidade | Divulgação

Completando neste sábado, dia 20 de abril, 167 anos desde sua fundação, a Cidade de Caraguatatuba deverá ter, durante suas celebrações, a convocação de novos Guardas Civis Municipais, shows que incluem o cantor Zé Felipe e o hasteamento das bandeiras no Teatro Mário Covas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Apesar disso, as comemorações iniciaram semanas antes, com entregas de 341 títulos de regularização fundiária para moradores e devem contar ainda com a entrega de obras de drenagem, incluindo o enrocamento do Rio Juqueriquerê. Para conversar um pouco a respeito do 167º ano de vida de Caraguatatuba, a Gazeta conversou um pouco com José Pereira de Aguilar Junior, atual prefeito do Município, a respeito do passado, presente e futuro da Cidade.

Caraguá completa 167 anos, quais obras e projetos marcam essa data?

José Pereira de Aguilar Junior - Caraguatatuba vem se destacando como principal polo comercial e de empreendedorismo regional e para marcar a data a Prefeitura de Caraguatatuba preparou uma programação de entrega para os meses de abril, maio e junho.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Serão entregues unidades escolares, obras de drenagem e pavimentação, 341 títulos de regularização fundiária, praças esportivas, enrocamento do Juqueriquerê, campos de futebol e muito mais.

Como a obra do contorno está e o que isso vai impactar na cidade e região?

JPA - As obras dos Contornos são de responsabilidade do Governo do Estado e o Contorno Norte (em direção a Ubatuba) foi entregue no final do ano passado, melhorando muito o fluxo de veículos em direção a Região Norte, evitando assim a passagem de veículos por dentro do centro expandido de Caraguatatuba.

Continua depois da publicidade

A obra do Contorno Sul, segundo o Estado, tem previsão de entrega em novembro deste ano e também vai desafogar o fluxo de veículos e de caminhões pela SP-55, principal rodovia que corta o município.

Segurança é um tema sempre em pauta, o que tem sido feito para torná-la cada vez mais segura?

JPA - Segurança é um dever do Estado, mas uma responsabilidade de todos e por isso temos feito investimentos nesta área desde 2017. Criamos a Guarda Civil Municipal e já vamos aumentar o efetivo este ano, continuamos com o Convênio da Polícia Militar da Atividade Delegada, criamos o Centro de Operações Integradas (COI) e implantamos 183 câmeras de monitoramento de Norte a Sul da cidade.

Além disso, implantamos mais de 2 mil pontos de iluminação na cidade, para melhorar a sensação de segurança dos munícipes e de quem nos visita.

Continua depois da publicidade

Saúde, quais principais obras e projetos realizados e em andamento e o que está sendo feito para combate da dengue?

A Saúde tem sido prioridade na nossa gestão, desde que assumimos em 2017. Construímos duas novas UPAs (Sul e Massaguaçu). Implantamos nas UPAs Centro e Sul dentista 24h. Além disso, na UPA Central quem recebe atendimento já passa na farmácia do local e leva para casa o seu medicamento de forma gratuita. Construímos e entregamos cinco Unidades Básicas de Saúde no Sumaré, Perequê-Mirim, Golfinhos, Rio do Ouro e Jetuba.

Além disso, entregamos quatro novas bases do SAMU, construímos o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) no Sumaré e Perequê-Mirim, construímos 54 novos leitos na Casa de Saúde Stella Maris e lutamos para a entrega e inauguração do Hospital Regional do Litoral Norte e a Unidade de Oncologia.

Agora estamos em processo de execução de projeto para construção da nova UBS do Porto Novo, criação do Pró-Homem e estamos reformando 10 Unidades de Saúde.

Continua depois da publicidade

Sobre a dengue, a cidade tem feito campanhas e ações de combate ao mosquito transmissor e tem controlado a doença. Utilizamos até drones nas fiscalizações. Na Saúde, ampliamos espaços, contratamos mais médicos e adquirimos mais equipamentos para garantir agilidade nos atendimentos em função do aumento de casos da doença.

Como está a educação na cidade hoje?

A Educação de Caraguatatuba é destaque regional e hoje conta com uma das melhores estruturas para atender os quase 22 mil alunos. Assumimos a gestão em 2017 com déficit de quase 2 mil crianças na fila de espera por uma vaga em escola.

Construímos e/ou ampliamos 14 novas escolas em vários bairros. Não só zeramos a fila de espera, como criamos quase 5 mil vagas em sete anos, o maior investimento dos últimos anos. Caraguatatuba ganhou ainda uma escola bilíngue com professores de libras e reforçou o apoio e atendimento dentro do Setor de Educação Inclusiva.

Continua depois da publicidade

Desenvolvemos diversos projetos, entre eles, o da Guarda Mirim com mais de 250 alunos formados no projeto criado em 2018. Por meio de convênio com o Estado, Caraguatatuba implantou a Univesp oferecendo mais de 380 vagas em cursos de ensino superior nas áreas de Letras, Matemática e Pedagogia, Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação, Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais.

E Caraguatatuba ganhou a primeira Faculdade de Medicina do Litoral Norte, implantada pela Unitau (Universidade de Taubaté). Continuamos avançando e nossa previsão é de entregar mais duas escolas e aumentar mais de 500 vagas.

 Obras de drenagem que são sempre prioritárias, como estão?

Investimos mais de R$ 500 milhões em obras de drenagem desde 2017, o maior investimento da história de Caraguatatuba. Mais de 30 bairros e quase 100 mil pessoas beneficiadas.

Continua depois da publicidade

Temos obras por todos os bairros, com destaque para a 2ª maior de enrocamento do Brasil, a do Juqueriquerê. Avenida Brasília, Alta Tensão, Canal Extravasor do Santamarina, Canal Extravasor do Massaguaçu, parte alta do Perequê-Mirim foram algumas das obras já entregues. E em andamento estão a da Alta Tensão (Perequê-Mirim), Golfinhos e enrocamento do Rio Juqueriquerê, beneficiando os bairros do Porto Novo, Barranco Alto, Morro do Algodão e Rio Marinas.

E lançamos em março o POD (Programa de Obras de Drenagem) que prevê investimentos de mais R$ 50 milhões em 14 obras de 13 bairros.

São elas: Rua Itália Bafi (Massaguaçu); Ruas Henrique Maximiliano e Sebastião Francisco (Travessão); Avenida José Cândido Capelli (Porto Novo); Abra de Dentro e Avenida Avelino Alves (Pegorelli); próximo ao Centro de Tradições (Tinga); Ruas dos Mineiros e Flora Atlântica (Olaria); Alamedas dos Cipestres e Palmeiras (Cidade Jardim); Rua Alvarenga Peixoto (Aruan); próximo a Praça do Cruzeiro (Morro do Algodão); Avenida Amazonas e próximo a Praça do Rádio Amador (Centro); próximo ao Santo Gelo (Verdemare); próximo ao muro da Fazenda Serramar (Pontal Santamarina); além da adequação do projeto da Rua Argentina Miranda (Rio do ouro). São obras que ficam debaixo da terra, mas que ajudam muito na vida de quem sofreu por anos com alagamentos. Isso é cuidar de pessoas.

Continua depois da publicidade

Caraguá é uma das cidades mais procuradas por turistas, quais eventos e novidades para este setor?

Em Caraguatatuba, o turismo é tratado como fonte geradora de emprego e renda. Promovemos um calendário turístico cheio de atrações culturais, esportivas e de resgate da cultura caiçara. Somente pelo Turismo são mais de 30 eventos realizados por ano, entre eles, Caraguá Tá Show, Pôr do Som, Vem pro Som, Carnivoria, Carnabril, 2º Geek Games, 2º Festival Saberes e Sabores Caiçaras, Festa de Santo Antônio, X-Terra Brasil, Festival da Tainha & Pescados Caiçaras, 18º Caraguá a Gosto, 2º Festival de Vela, 5º Aviva Caraguá, Aloha Spirit, 6º Caraguá Beer Festival, 13º Festival do Mexilhão e muito mais.

Os shows musicais são realizados no verão e aniversário da cidade, colocando artistas de renome nacional, como também nossos artistas locais. Mais de 300 apresentações por ano somente de artistas locais nas festas promovidas pela Prefeitura.

Com isso, atraímos mais turistas fora da temporada e, de acordo com pesquisa do site Booking.com, o maior do mundo de venda de diárias de hotéis, Caraguatatuba está entre os 10 destinos domésticos mais procurados para as férias do final de ano.

Continua depois da publicidade

Além disso, conseguimos modernizar e tornar ainda mais atrativos nossos pontos turísticos, como o Complexo Turístico do Camaroeiro e ganhamos um novo Santo Antônio com moderno sistema de iluminação.

A Vila Turística de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha ganhou visibilidade ao ser finalista no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que conta com o apoio do Ministério do Turismo. Modernizamos e remodelamos as Feiras Municipais de Artesanato na Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e na Praça Antônio Fachini (Martim de Sá). Novos artesãos e novos horários de funcionamento. Continuaremos promovendo ações e projetos.

 Prefeito está no último ano de mandato, como avalia o período que ficou a frente da cidade?

Para mim, ser prefeito dessa cidade é sinônimo de orgulho. Eu amo cuidar de pessoas, trabalhar para melhorar as condições de vida e emprego da população, dar oportunidade para as pessoas empreenderem e preparar Caraguatatuba para o futuro. Fomos uma gestão com compromisso e respeito ao munícipe de todas as gerações. Investimos no jovem que inspira o futuro, nas nossas crianças e nos idosos.

Continua depois da publicidade

A cidade se transformou nos últimos anos que se deve essa mudança?

Caraguatatuba foi a cidade que mais cresceu de acordo com o IBGE, cerca de 34%. Hoje são mais de 134 mil habitantes. Um município que cresce pela prosperidade, pela história, pela cultura, pelo seu povo alegre, acolhedor e que aprendeu a se superar pela força do trabalho. Caraguatatuba é a terceira cidade do Brasil mais inteligente no quesito governança pelo Ranking Connected Smart Cities.

A cidade também se destacou entre as 100 melhores do Brasil nos recortes de Meio Ambiente e Saúde. Somos a 16ª cidade do Brasil e primeira do Vale e Litoral melhor avaliada para se viver após os 60 anos.

Tudo isso fez com que Caraguatatuba se transformasse na capital do empreendedorismo com um mar de oportunidades pela frente. Fomos o primeiro município da região a aprovar seu Plano Diretor totalmente adequado ao Zoneamento Ecológico Econômico.

Tivemos um aumento de mais de 589% na criação de novas empresas na cidade nos últimos 20 anos. O ramo da construção civil continua em alta em Caraguatatuba e tem propiciado o impulsionamento do mercado econômico no município. Estamos investindo em nossos empreendedores, seja com qualificação ou realização de feiras.

Prefeito já indicou os nomes para a disputa das eleições municipais, qual importância da continuidade?

Sim, anunciamos como pré-candidato a prefeito o vereador Baduca e como vice a Professora Márcia Paiva. São pessoas comprometidas com a cidade, trabalhadores e que já contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Tenho certeza que vão continuar com os projetos que melhoram a vida das pessoas.

Uma mensagem para o munícipe e para os turistas que têm muito carinho pela cidade?

 Eu amo minha cidade e para mim o desafio é continuar trabalhando diariamente para manter Caraguatatuba no caminho do desenvolvimento e da prosperidade, acolhendo as pessoas, os turistas e melhorando a qualidade de vida do nosso povo. Parabéns Caraguatatuba, uma cidade que cresce para todos. 
 


 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados