Publicidade

X

Estado

Alunos de Cubatão terão uniformes e kit escolar

Nos últimos anos, a prefeitura da cidade não distribuiu nem as roupas, nem o material

ALINE

Publicado em 31/01/2019 às 17:07

Atualizado em 31/01/2019 às 17:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O material escolar foi entregue pela última vez no ano de 2016 / divulgação pmc

Depois de dois anos, parece que os alunos da rede municipal de ensino de Cubatão receberão material escolar e uniforme. No último ano do governo de Márcia Rosa (PT) e, no primeiro de Ademário Oliveira (PSDB), as crianças ficaram sem nada. O ano letivo começa no dia 5.

A presidente do Sindicato dos Professores de Cubatão, Nilza Bretas de Carvalho Landim, disse que o material escolar e o uniforme não são entregues há tempos. "Havia algum estoque de uniformes e ele foi sendo distribuídos. Alguns alunos usam roupas antigas e quem pode compra um novo", disse Nilza.

Sobre o material escolar, ela lembrou que, em muitos casos, os próprios tiram dinheiro do bolso e compram.

"É feita também uma lista alternativa, mais básica, e algumas mães conseguem comprar. Agora, como são escolas públicas, isso não deveria acontecer", afirmou.

Os kits com material escolar são compostos de agenda, apontador de lápis, borracha, massa para modelar, pincéis e guache, cadernos de cartografia e universitário, caixa de lápis de cor, canetas esferográficas azuis e vermelhas, cola branca, compasso de metal, conjunto de hidrocor, estojo para uso escolar, giz de cor, régua, esquadro, transferidor, lápis grafite, papel almaço, pasta escolar azul e tesoura escolar.

Já os uniformes são compostos por camisetas e bermudas, destinados para os períodos de maior temperatura, e complementam os uniformes de inverno, compostos de agasalhos e calçados.

Educação

A Secretaria de Educação de Cubatão (Seduc) informou que as aulas retornam em 5 de fevereiro. No ano passado, foram matriculados cerca de 16 mil alunos. Para 2019, o número ainda está sendo contabilizado. Quanto à distribuição do material escolar e uniforme, a Seduc esclarece que os produtos estão chegando (pois o fornecimento vem de várias empresas), passarão por triagem e a previsão é de que sejam entregues até o final de
fevereiro.

Bertioga.

A volta às aulas nas Escolas Municipais de Bertioga acontece no próximo dia 11, para quase nove mil alunos. Este ano, já nos primeiros dias de aulas, todos os estudantes recebem o kit com o uniforme de Verão. (Glauco Braga/DL)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Decisão

É tudo ou nada: Santos, Palmeiras e rivais decidem a vida nesta quarta; veja onde assistir

Os nove jogos simultâneos ocorrem às 21h30

Economia

Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Medida Provisória deverá ser enviada ao Congresso na próxima semana

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software