X

LINHAS DIAMANTE E ESMERALDA

Boulos cobra e ViaMobilidade promete resolver problemas nas linhas 8 e 9

O diretor-presidente da companhia prometeu que os problemas nas linhas de trem geridas pela empresa serão solucionados até o fim de agosto

Leonardo Sandre*

Publicado em 16/06/2023 às 15:38

Atualizado em 16/06/2023 às 16:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guilherme Boulos cobrou solução dos problemas nas linhas da ViaMobilidade / Leandro Paiva/Divulgação

Após cobranças lideradas pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) nas instalações da ViaMobilidade nesta sexta-feira (16), o diretor-presidente da companhia, Francisco Pierrini, prometeu que os problemas nas linhas de trem geridas pela empresa serão solucionados até o fim de agosto.

O compromisso foi selado pessoalmente à comitiva liderada pelo deputado, que vistoriou a estação Santo Amaro, o pátio de Presidente Altino e o Centro de Controle e Operações da companhia, no bairro do Brás.

"A situação é alarmante. Fomos informados que os maquinistas estão trabalhando em turnos de 12 horas por dia, quando o correto seriam 8 horas. Isso aumenta a chance de que ocorra um acidente e coloca a vida dos passageiros em risco", afirmou o deputado.

A ViaMobilidade é responsável pelas linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) da malha ferroviária metropolitana de São Paulo. Juntas, ao todo elas têm 79 quilômetros de extensão, 43 estações e transportam 1,1 milhão de passageiros por dia.

Desde o início da operação, em janeiro de 2021, foram registradas ao menos 166 falhas no sistema e 10 descarrilamentos. As panes têm gerado hiperlotação e aumentado o intervalo entre os trens, além de um caos nas estações - que gerou inúmeras reclamações dos usuários.

Um reportagem veiculada no mês passado pelo "Fantástico", da TV Globo, revelou ainda que a ViaMobilidade diminuiu o tempo de treinamento dos maquinistas de 6 meses para 2 meses.

"A ViaMobilidade precisa respeitar os paulistanos, e há uma maneira simples de fazer isso: basta cumprir o contrato. Não podemos permitir que corte de custos em nome do lucro esteja acima da vida de milhões de passageiros. Seguiremos cobrando e fiscalizando de perto",  afirma Boulos.

A diligência é uma iniciativa do mandato de Boulos, que é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O órgão aprovou em maio a realização da iniciativa.

O deputado federal liderou uma comitiva composta pelos deputados estaduais Ediane Maria, Guilherme Cortez, Monica Seixas e Paula Nunes, da Bancada Feminista, do PSOL, além de Emídio Souza, Paulo Fiorilo, Simão Pedro, Donato, Reis e Maurici, do PT. Participaram também os presidentes dos sindicatos dos Ferroviários, Eluiz Mattos, e dos Metroviários, Camila Lisboa.

A previsão é que, nos próximos dias, o mandato de Boulos entregue um relatório da inspeção à Comissão de Desenvolvimento Urbano. O documento trará os resultados da vistoria, apontando falhas e recomendando melhorias no sistema.

 

*sob supervisão da redação

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRAIAS ESCONDIDAS

5 praias menos movimentadas do Guarujá para relaxar

Muito procurada pelos turistas, a cidade do Guarujá também possui praias menos exploradas para quem quer mais privacidade

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Melhor cidade para envelhecer fica na Grande SP; confira ranking

De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, o número de pessoas com 65 anos no País aumentou mais de 57% nos últimos 12 anos

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter