Publicidade

X

IMUNIZAÇÃO

Campanha de multivacinação é prorrogada até o final do ano letivo em SP

Desde o início da campanha, em 30 de setembro, até esta segunda-feira (30), foram aplicadas 386.188 doses de diferentes vacinas em crianças e adolescentes

Da Reportagem

Publicado em 31/10/2023 às 11:07

Atualizado em 01/11/2023 às 10:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Como estratégia para a campanha, também está sendo intensificada a vacinação de estudantes das escolas públicas / José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

A Prefeitura de São Paulo prorrogou a campanha de multivacinação, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), até o final do ano letivo de 2023. O objetivo é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças erradicadas. 

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 

Desde o início da campanha, em 30 de setembro, até esta segunda-feira (30), foram aplicadas 386.188 doses de diferentes vacinas em crianças e adolescentes até 14 anos de idade. São oferecidas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“A campanha de multivacinação, aqui na capital, ocorre também por meio das escolas com a entrega das DVAs para atualização vacinal dos alunos da rede pública. Por isso, vamos prorrogá-la até o término do ano letivo, ampliando a proteção a todas as crianças e adolescentes”, diz o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. 

DVA

Como estratégia para a campanha, também está sendo intensificada a vacinação de estudantes das escolas públicas, por meio da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) e a vacinação nas escolas.

A DVA é um documento solicitado pelas escolas para matrícula/rematrícula, e emitido pelas UBSs, que visa controlar a situação vacinal dos estudantes, garantindo a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. Nela consta também a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido. 

De 30 de setembro a 30 de outubro, 141.933 DVAs foram entregues.

Busca ativa

Durante a campanha, a SMS intensifica a busca ativa de faltosos à vacinação, estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades, onde é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, e disponibilizada às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que possam programar ações de busca de crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões. 

Entre as principais atividades estão as ligações telefônicas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACSs).

As vacinas do calendário estão disponíveis nas 470 UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, durante a semana, inclusive aos sábados e feriados, das 7h às 19h. A população pode encontrar a unidade mais próxima da sua residência pela plataforma Busca Saúde, por meio do link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Senador quer convocar ministro após fala de Lula sobre Israel

Carlos Portinho disse que Lula 'provocou o início do que pode ser uma grave crise diplomática entre Israel e o Brasil'

Esportes

Felipão se irrita com torcedores do Atlético-MG após eles pedirem mudanças no time

Alguns torcedores pediram mais espaço para Alisson Santana, joia do clube

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter