Publicidade

X

Estado

Canil com mais de 1,5 mil cães é interditado por maus-tratos

ALINE

Publicado em 15/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Polícia Militar Ambiental fechou um canil na cidade de Piedade; equipe encontrou cães sem alimentação e em locais sujos / /divulgação Polícia Militar

A Polícia Militar Ambiental fechou um canil com cerca de 1,5 mil cães em situação de maus-tratos, na quarta-feira, em Piedade, interior de São Paulo. Na manhã desta quinta, os cães estavam sendo transferidos para entidades de proteção animal. A equipe, que foi ao local após denúncia anônima, encontrou cães sem alimentação, acondicionados em ambientes sujos, com sintomas de doenças e recebendo medicação com prazo de validade vencido. Na propriedade, no bairro rural de Goiabas, foram constatados danos ambientais.

A reportagem entrou em contato com o canil e ainda aguarda o retorno. Conforme a Ambiental, o canil se dedicava à criação, reprodução e vendas de cães de raça. Após constatar que muitos animais estavam sem comida e em condições higiênicas inadequadas, os policiais acionaram a Vigilância Sanitária do município. Os fiscais relataram situações de maus-tratos, como cãezinhos presos em gaiolas ou baias inadequadas, e o uso de medicamentos fora do prazo de validade. O local foi interditado. A Ambiental verificou também danos ambientais, como a captação de água não autorizada em córrego e o despejo de dejetos diretamente no solo e no manancial, causando poluição. Os proprietários foram autuados e podem ser multados A vigilância também autuou os proprietários "por não atender o código sanitário vigente e demais legislações estaduais e municipais". De acordo com a prefeitura, os cães estão sendo encaminhados para institutos de proteção animal, conforme orientação da Ambiental. Ainda segundo a prefeitura, na atual gestão, iniciada em 2017, não houve registro de denúncia contra o canil, que possuía inscrição municipal.

O canil Céu Azul abastecia pet shops da Capital e de cidades do interior com animais bastante requisitados das raças chihuahua, boston-terrier, yorkshire, pequinês e chowchow, entre outras. Em sua página em uma rede social, há avaliações positivas e referências elogiosas ao canil.
(EC)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ACIDENTE

Caminhão arrasta carro em acidente no litoral paulista

Momento da colisão foi registrado por pessoas que passavam pelo local

BOM NEGÓCIO

Zuk e Santander vendem mais de 160 imóveis com até 80% de desconto

Oportunidades incluem lotes residenciais, comerciais, galpões, áreas rurais e terrenos

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software