Publicidade

X

Estado

Casos de dengue quintuplicam no mês de janeiro

ALINE

Publicado em 06/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Foram confirmados 4.595 casos em São Paulo em janeiro; melhor arma para enfrentar a dengue é eliminar os criadouros do mosquito / /divulgação

Em janeiro deste ano foram registrados cinco vezes mais casos de dengue do que no mesmo mês em 2018, no Estado de São Paulo. Foram confirmados 4.595 casos este ano, enquanto em janeiro do ano passado foram 888, entre autóctones e importados. Para a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, Regiane de Paula, ainda não se pode falar em epidemia. "Não é surto, nem epidemia. O que está havendo é um aumento no número de casos, pois estamos no período de chuvas e calor intenso." Na grande epidemia de 2015, só em janeiro foram registrados 41 mil casos de dengue.

Segundo ela, o que preocupa este ano é a predominância do sorotipo 2 do vírus, que não circulava havia muito tempo no Estado. "Em 2015, houve a circulação de vários tipos da dengue, mas predominou o sorotipo 1. Se agora a pessoa tem nova infecção pelo sorotipo 2, os sintomas podem ser mais graves."

Ela conta que, dos dois óbitos já confirmados este ano no Estado, em um deles, acontecido em Bauru, não foi possível fazer a análise do sorotipo. O outro, confirmado em São Joaquim da Barra, teve a confirmação do sorotipo 2.

Conforme Regiane, os órgãos estaduais da Saúde vinham se preparando para um aumento nos casos de dengue, mas não havia previsão do surgimento de um grande número de casos do sorotipo 2. "Vimos que a circulação já acontece em 19 municípios e, 10 deles concentram mais de 77% dos casos de dengue. Estamos treinando nosso pessoal e preparando o sistema estadual de saúde para lidar com essa nova situação", disse.

Ela lembra que a melhor arma para enfrentar a dengue é eliminar os criadouros do mosquito. Em 80% dos casos, eles estão no interior das residências. "As pessoas precisam ficar de olhos em seus criadouros potenciais. Ainda vamos ter alguns meses de calor e esse clima é propício para o mosquito." Conforme Regiane, o Instituto Butantan inicia este mês a fase de testes para produção industrial da vacina da dengue em sua fábrica, na capital. A expectativa é de que o imunizante para os quatro tipos do vírus esteja disponível nos postos de saúde em 2020.

Estradas paulistas.

Motoristas que trafegam pelas principais rodovias do Estado de São Paulo já encontram mensagens em painéis luminosos alertando para o risco da dengue. "Cuidado com o mosquito, elimine água parada", diz o texto inserido em cerca de 400 painéis espalhados pela malha paulista administrada por concessionárias. O alerta faz parte de campanha lançada no último sábado, 2, pelo governador João Doria (PSDB) para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zika vírus. No próximo dia 13, as concessionárias farão um "dia D" de limpeza nas margens das rodovias para remover criadouros do mosquito. (EC)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Jornalista de 34 anos que estava desaparecida é achada morta em rio em MG

Inicialmente, segundo a reportagem apurou, não foi possível visualizar ferimentos no corpo

Brasil

Inmet emite alerta de temporal no litoral norte de SP e Rio de Janeiro

Alerta preocupa São Sebastião, que sofreu com uma tempestade que matou 65 pessoas nos dias 18 e 19 de fevereiro deste ano

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software