X

EDUCAÇÃO

Censo aponta que SP tem 57% dos professores não concursados na rede estadual de ensino

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, desde o período de coleta das informações, o quadro sofreu uma alteração e os professores concursados passaram a representar 52% do total da rede

Maria Clara Campanini

Publicado em 23/02/2024 às 14:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Número de professores temporários é maior que contratados, segundo Censo 2023 / Agência Brasil

De acordo com o Censo Escolar 2023 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (22), os professores não concursados representam a maioria no Estado de São Paulo. O balanço diz que o número é de 57% dos docentes. 

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre os meses de maio e junho do ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizou um levantamento sobre escolas, gestores, professores e alunos da rede pública e privado do País.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), desde o período de coleta das informações, o quadro sofreu uma alteração e os professores concursados passaram a representar 52% do total da rede, enquanto o número de temporários caiu para 48%.

A SEDUC ainda afirmou que pretende contrar mais 15 mil professores até o segundo semestre de 2024, chegando a 60% o quadro de efetivos.

Comparando com dados de Minas Gerais, o corpo docente efetivo representa 81%. Já no estado do Rio apenas 5% são temporários.

Dados do Censo

O Censo também indicou que 423 mil alunos entraram na rede pública este ano. Já 500 mil deixaram o ensino. O déficit é de 77 mil alunos. Para o Ministro da Educação, Camilo Santana, isso pode estar relacionado aos períodos mais duros da pandemia e a retomada da economia.

* Texto sob supervisão de Matheus Herbert

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Leilão de veículos

Detran-SP realiza leilão online com lances a partir de R$ 2 mil

Carros conservados e sucatas disponíveis; visite e faça seu pré-lance em julho

Licitação

Prefeitura de Capivari abre licitação de R$ 807 mil para recapear ruas

Obras serão destinadas às ruas Vitório Gatti e Américo Forti, no bairro Porto Alegre; prazo de entrega da obra é de até 3 meses

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter