X

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Centro Paula Souza disponibiliza 17 cursos livres gratuitos online em diversas áreas

Interessado pode fazer a inscrição e já começar a estudar; cursos mais procurados são Gestão de Pessoas, Canvas, Inglês e Gestão do Tempo

DA Reportagem

Publicado em 31/01/2023 às 21:41

Atualizado em 31/01/2023 às 21:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Há também diversos cursos livres, também gratuitos / Divulgação/PMP

Centro Paula Souza (CPS), órgão que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) está com inscrições abertas para 17 opções de cursos livres gratuitos online. Com duração de 6 a 40 horas, as capacitações são oferecidas na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla para Curso Online Aberto e Massivo).

Qualquer pessoa interessada pode fazer a inscrição e começar a estudar na hora que quiser, sem necessidade de teste de seleção. Basta acessar o site mooc.cps.sp.gov.br e se cadastrar com login e senha. Não há limite de vagas. Os conteúdos são dinâmicos, com vários textos, videoaulas, exercícios e avaliações. Na maioria dos cursos, os aprovados recebem um certificado de conclusão.

Autonomia e flexibilidade

Lançada em 2015, pelo Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) do CPS, a plataforma Mooc da instituição soma atualmente cerca de 630 mil inscritos. 

Gestão de Pessoas é o curso mais procurado, com mais de 93 mil participantes. Em segundo lugar está o método de planejamento de negócios Canvas, com 67 mil interessados, seguido por Inglês Básico e Gestão do Tempo, com 65 mil e 62 mil inscrições respectivamente.

De acordo com o diretor do GEEaD, Rogério Teixeira, a alta procura pelos cursos livres online é reflexo da intensificação do uso da internet nos últimos anos e também da flexibilidade do modelo de ensino. 

“Por ter um formato autoinstrucional, em que o próprio aluno define sua rotina de estudos, o modelo é bastante atrativo, pois permite maior autonomia na execução das tarefas e ganho de tempo útil ao evitar deslocamentos”, afirma.

Assista aos vídeos de apresentação dos cursos:

Arduíno
Autocad
Canvas
Design e Photoshop
Design Thinking
Espanhol Básico
Felicidade
Gestão de Conflitos
Gestão de Pessoas
Gestão do Tempo
Inglês Básico
Introdução à Monitoria Ambiental
Mecânica Básica de Motos
Mediação em Educação a Distância
Mercado de Trabalho
Português Instrumental
Vendas

Microcursos

Outra opção para quem busca aperfeiçoar os conhecimentos de forma rápida são os microcursos online gratuitos do CPS. Com uma linguagem simples e direta, os conteúdos proporcionam uma visão geral e introdutória sobre assuntos diversos e novas tendências. Entre os destaques estão como obter Sucesso nas Redes Sociais, Como Pesquisar na Internet e Combater Fake News, Criptomoedas e Por Que Procrastinamos. Confira

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Para aquecer

Friozinho pede um bom fondue: 3 locais em São Paulo

Seja doce ou salgado, o fondue aquece a todos. Por isso, a Gazeta trouxe três indicações de locais para comer fondue em São Paulo; confira!

Frio em SP

Fugindo do frio? 3 lugares para tomar sopa em São Paulo

Com o frio chegando, a procura por sopas também aumenta. A Gazeta trouxe indicações de lugares para comer sopa na cidade de São Paulo; veja!

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter