Cidade de SP instala pontos que ‘fazem companhia’ a passageiras até chegada de ônibus

Nessas paradas, as mulheres podem pedir 'companhia' por meio de uma videochamada para aumentar segurança; primeiros pontos se concentram em áreas de risco do centro

Transporte público na Capital

Transporte público na Capital | Rovena Rosa/Agência Brasil

A cidade de São Paulo começou a colocar em operação nesta terça os pontos de ônibus que “conversam” com a passageira. O projeto batizado como “Abrigo Amigo” tem a intenção de aumentar a sensação de segurança para as mulheres enquanto esperam o transporte público na Capital.

Continua após a publicidade

Nesta terça, 10 foram colocados em operação, de 70 ao total (veja onde ao fim deste texto).

Nessas paradas, das 20h às 5h, haverá a mensagem “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”. Para ser atendida, a passageira aperta um botão e por meio de uma videochamada passa a ter contato on-line com uma das 30 mulheres de uma equipe preparada para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.

Os painéis são conectados à internet e equipados com câmera noturna, microfone, sensor de presença e botão virtual.  

Continua após a publicidade

Os primeiros pontos transformados em Abrigo Amigo se concentram na área central da cidade e foram mapeados a partir das regiões classificadas como mais sensíveis para o público feminino. Entre eles estão os pontos da avenida Tiradentes próximos ao Centro Paula Souza e ao Museu de Arte Sacra. 

O projeto foi desenvolvido pela Eletromídia, concessionária responsável pela manutenção dos pontos e abrigos dos ônibus do sistema da Capital. De acordo com a empresa, o sistema pode atender qualquer pessoa que se sinta em situação de vulnerabilidade, mas é prioritariamente desenvolvido para mulheres.   

“Ter esse equipamento de contato on-line com as mulheres, para que se sintam acolhidas, ter as câmeras para gerar segurança, é fundamental. Temos várias ações em desenvolvimento, dentro desse contexto, mas ter o poder público junto com o setor privado trazendo inovações é importante”, disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante a cerimônia de lançamento da tecnologia.

Continua após a publicidade

Também presente no evento de lançamento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), celebrou a novidade.

“Temos um desafio enorme para o enfrentamento da violência contra a mulher. Temos várias ações em planejamento, mas essa medida é fundamental. As passageiras poderão acionar a polícia no caso. É uma ação que vai trazer um amparo e poderá salvar vidas”, disse o governador.  

Onde estão os pontos do Abrigo Amigo:

Continua após a publicidade

Endereços dos primeiros pontos com Abrigo Amigo 

Ipiranga (rua da Consolação, 102 2)

Horácio Lafer (rua Lopes Neto, 440)

Continua após a publicidade

Brigadeiro Luís Antônio, 4701)

Jabaquara (metrô São Judas) 

Ipiranga (Praça da República/metrô República, 146)

Continua após a publicidade

Auro Soares de Moura Andrade (estação Palmeiras Barra Funda 2), sn 

Angélica (Alameda Barros/rua Baronesa de Itu, 501 

Baltazar Carrasco (avenida Brigadeiro Faria Lima), 191 

Continua após a publicidade

República do Líbano, 1812 

Doutor Arnaldo, 455