X

Estado

Confira dicas para aproveitar bem as festas de fim de ano e o verão

Beber água, atenção aos alimentos e usar protetor solar são algumas das orientações

Da Reportagem

Publicado em 26/12/2023 às 14:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O que importa é ter uma boa hidratação e, por isso, quem bebe pouca água pode desenvolver cálculos em qualquer temperatura / Divulgação

O verão é tempo de sol, praia e muito lazer em Praia Grande. E isso  fica mais aflorado durante as festas de fim de ano, em que as  comemorações se avolumam e alguns exageros acabam sendo cometidos.  Para curtir sem preocupação, é importante adotar alguns cuidados  simples com a saúde e que fazem toda a diferença.

A primeira e mais importante dica é quanto à hidratação. Com o calor  mais intenso, é comum as pessoas se desidratarem. Por isso, beber água  é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e evitar  problemas. “É importante ficar sempre atento, especialmente com idosos  e crianças, que se desidratam com mais facilidade. Se estiver curtindo  uma praia, é importante se hidratar com água mineral, água potável,  sucos naturais e evitar o abuso de bebida alcoólica”, destaca o médico  Eduardo Yabuta, coordenador do Comitê Técnico Científico e dos  Programas de Residência Médica e Multiprofissional de Praia Grande.

Outra dica importante é para quem gosta de passar o dia todo na praia.  Não esqueça de usar protetor solar, não só para evitar aquela ardência  chata na pele, mas porque a longa exposição ao sol pode causar  problemas ainda mais sérios. “A radiação solar, especialmente quando  ocorre em determinados períodos do dia, é especialmente prejudicial  para a saúde do ser humano. Então, é importante usar protetor solar e  renovar ao longo do dia. E tomar cuidado com as crianças, que entram e  saem da água várias vezes, portanto, deve ser repassado nelas o  protetor solar sempre que possível. É preciso cuidado, pois o câncer  de pele possui prevalência maior no nosso país e tem como causa  principal a exposição à radiação ultravioleta”, enfatiza Yabuta.

Alimentação

Outra atenção redobrada deve ser em relação à  alimentação, especialmente nas festas de fim de ano, em que é comum  dar uma exagerada na quantidade de comida. Uma dica valiosa é fazer  refeições menores e mais frequentes ao longo do dia, o que vai  auxiliar a controlar a fome e, ao mesmo tempo, a evitar excessos.  Evitar alimentos muito pesados e frituras é outra recomendação dos  especialistas.

“Opte por alimentos frescos e saudáveis e evite alimentos  industrializados, ricos em açúcar, gordura e sal. Outra dica é incluir  frutas, verduras e legumes em todas as refeições. Eles são ricos em  nutrientes e ajudam a manter a saciedade. É importante também  equilibrar as proteínas, carboidratos e gorduras nas refeições. Isso  vai ajudar a manter o organismo funcionando de forma saudável”,  explica a nutricionista Camila Ribeiro, diretora de Promoção à Saúde  da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

E quem for à praia, atenção à higiene dos alimentos. Observe se eles  estão bem conservados e protegidos do sol e da contaminação. “Evite  comer alimentos crus ou mal cozidos, pois eles são mais propensos à  contaminação por bactérias. E não esqueça de lavar bem as mãos antes  de comer. Isso ajuda a prevenir a transmissão de doenças”, reforça  Ribeiro.

“Deve-se tomar cuidado com as gastroenterites, que são as infecções  intestinais. No calor, os alimentos estragam com mais facilidade, há  uma deterioração dos alimentos que ficam mais expostos, especialmente  em ambiente de praia. As infecções intestinais quando ocasionadas por  alimentos contaminados são bacterianas, demandam uma necessidade mais  urgente de intervenção médica, muitas vezes com o uso de antibióticos.  Por isso, é preciso ficar atento com o que se come”, alerta Yabuta.

Atividade física

Uma boa forma de aproveitar o clima do verão é  realizando atividade física. Mesmo durante as festas, é interessante  manter o ritmo do exercício, pois ajuda a queimar calorias, mantém o  peso e melhora a saúde. Uma caminhada, um alongamento, é melhor do que  não fazer nenhuma atividade.

E quem quiser praticar atividade saudável pode procurar uma das 11  Academias da Saúde de Praia Grande. As unidades possuem educadores  físicos que supervisionam os usuários e desenvolvem atividades levando  em conta as limitações e potencialidades de todos. As Academias são  abertas a todas as idades, basta procurar uma delas ou a Unidade de  Saúde da Família (Usafa) onde está cadastrado.

“As Academias da Saúde estão abertas no verão para todos que desejam  fazer atividade física, que ajuda a combater e a controlar doenças,  além de ajudar na parte mental. É importante fazer atividade com  supervisão de profissional habilitado e nossas unidades contam com  profissionais que dão toda a atenção e atuam em conjunto com as  equipes de saúde da família para o bem-estar dos usuários”, salienta  Ribeiro.

As Academias da Saúde estão nos bairros: Aloha, Antártica, Maracanã,  Melvi, Mirim, Ocian, Real, Rio Branco, Samambaia, Santa Marina e São  Jorge.

Durante a temporada, Praia Grande também conta com diversas atrações  que incentivam a prática de atividade física. É o caso do Estação  Verão Praia, que este ano conta com arenas temáticas. No Canto do  Forte, a programação será direcionada para o pessoal da Melhor Idade.  Na Guilhermina, o destaque são as competições e atividades esportivas,  e na Aviação, os esportes radicais são o carro chefe da programação.  Crianças e jovens também contarão com arenas especiais, na Mirim e  Ocian, respectivamente. Nos bairros Boqueirão, Tupi, Caiçara, Flórida  e Solemar as atividades serão multiuso, com aulas de zumba e fitdance  durante o dia para movimentar o esqueleto e se manter saudável.

Atendimento

E caso o munícipe ou o turista necessite de atendimento  médico, Praia Grande possui uma das mais completas estruturas de  Urgência e Emergência da Baixada Santista. O Município conta com três  pronto-atendimentos da Cidade que atendem 24 horas por dia: o  Pronto-Socorro Central (Avenida Presidente Kennedy, 1.491 –  Guilhermina), a UPA Samambaia (Avenida Diamantino Cruz Pereira Mourão,  s/nº) e a UPA Quietude (Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº).

A Cidade tem ainda o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID), que atende  não só Praia Grande como toda a Região, com procedimentos de maior  complexidade, realizando cirurgias de emergência e eletivas. Além  disso, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)  também estão com o efetivo de prontidão para qualquer eventualidade.  Em caso de emergência, disque 192.

“Nós estamos com a equipe reforçada entre os dias 26 de dezembro e 5  de janeiro. Todo o nosso time de Urgência e Emergência e Atenção  Hospitalar está preparado e capacitado para atender o maior fluxo de  pessoas que a Cidade possui durante o período de festas. Teremos ainda  uma temporada de shows onde estaremos presentes para garantir que tudo  ocorra da melhor forma e, caso necessário, a equipe estará pronta para  o atendimento”, afirma a subsecretária de Urgência e Emergência e  Atenção Hospitalar de Praia Grande, Fabiana Dourado.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira,  lembra que o Município não tem medido esforços para melhorar cada vez  mais a estrutura de saúde em todos os níveis de Atenção, qualificando  o atendimento para a população. “A saúde não para em Praia Grande, nem  no período festivo. Nós ampliamos o atendimento pré-hospitalar com  ambulâncias novas, uma nova base descentralizada do Samu e reforçamos  nossas equipes para que os equipamentos de saúde atendam quem  necessitar não só nessa época, mas durante todo o ano, com foco na  saúde preventiva a partir das Usafas. Mas é importante que a população  faça a sua parte, evite exageros e se cuide, para que seja um período  prazeroso para todos”, enfatiza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mobilidade

Veja as principais e as futuras linhas do Metrô da Cidade de São Paulo

A Gazeta separou tudo o que você precisa saber sobre linhas do metrô atuais e as futuras que serão construídas; confira

loterias

Fique ligado! Mega-Sena sorteia hoje 37 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do País ou pela internet; aposta mínima custa R$ 5

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter