X

Burlando o sistema

Polícia encontra 700 dedos de silicone em autoescola de Taboão

Proprietários da autoescola responderão a um processo administrativo que pode cassar o registro de credenciamento dos envolvidos; caso segue em investigação

Monise Souza

Publicado em 24/05/2024 às 11:49

Atualizado em 24/05/2024 às 19:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dedos de silicone são encontrados em auto escola de Taboão da Serra / Divulgação/Governo de SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em conjunto com a 4ª Delegacia da DICCA da Polícia Civil, realizou uma operação que resultou na apreensão de 700 dedos de silicone em um Centro de Formação de Condutores (CFC) localizado em Taboão da Serra, Grande São Paulo.

A ação ocorreu nesta quarta-feira (22), seguindo uma denúncia. Segundo o boletim de ocorrência, foi constatado que quatro aulas práticas foram registradas no sistema sem que aluno ou instrutor estivessem presentes para o encerramento das mesmas, sugerindo o uso dos dedos de silicone para falsificar a presença.

Perícia

Além dos moldes de silicone, foram apreendidos computadores, leitores biométricos e cartões de memória durante a operação. Estes materiais serão submetidos a perícia para identificação das digitais.

Os proprietários do CFC responderão a um processo administrativo que pode cassar o registro de credenciamento dos envolvidos. Outras seis pessoas, entre responsáveis pelo CFC e testemunhas, foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos.

Penalidades

Algumas penalidades podem ser aplicadas no fim do processo administrativo. Confira quais:

  • Medida cautelar;
  • Suspensão das operações;
  • Cassação do registro.

Para que servem os dedos de silicone

Os moldes de silicone são utilizados para burlar o sistema de controle biométrico do e-CNH no processo de emissão da carteira de habilitação, eles carregam as impressões digitais dos cidadãos.

Esses dedos são utilizados para que a pessoa que está em processo de tirar a habilitação não precise comparecer à autoescola para a realização dos exames práticos e teóricos, e tem sua presença confirmada de maneira ilegal.

Siga as notícias da Gazeta no WhatsApp ou pelo Google Notícias

*Texto sob supervisão de Lara Madeira

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Confusão em Clássico Paulista

Goleiro do Corinthians chama Luciano de 'otário' nas redes sociais

Carlos Miguel se envolve em polêmica após empate com o São Paulo e será desfalque na próxima partida contra o Internacional

Leilão de Veículos em São Paulo

Leilão em São Paulo oferece veículos de luxo e econômicos na próxima quarta

Milan Leilões realiza evento presencial e online na Rodovia Raposo Tavares com destaques como Toyota, BMW e Ford; visitas acontecem nos dias 17 e 18 de junho

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter