Publicidade

X

Estado

Dengue faz cidade adiar início das aulas

ALINE

Publicado em 31/01/2019 às 17:06

Atualizado em 31/01/2019 às 17:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A Prefeitura de São Joaquim da Barra, município do interior de São Paulo, adiou em duas semanas o início das aulas depois de registrar a morte de três pessoas, em uma semana, com sintomas da dengue grave. O início do ano letivo nas escolas municipais, que deveria acontecer no dia 4 de fevereiro, foi transferido para o dia 18.

O transporte escolar está suspenso durante esse período. De acordo com o Departamento Municipal de Educação, o calendário escolar será adaptado para não prejudicar os alunos.

Desde a semana passada, o município está em estado de calamidade pública devido à epidemia de dengue. O decreto, válido por 90 dias e sujeito à prorrogação por período igual, permite que a prefeitura contrate serviços emergenciais para enfrentar a doença. No próximo sábado, 2, uma força-tarefa fará um mega arrastão contra o mosquito Aedes aegypti.

Além das mortes, a cidade já teve 101 casos confirmados de dengue este ano e ainda investiga 129 casos suspeitos. No último dia 21, morreu uma menina de 9 anos. Dois dias depois, foi vítima uma idosa de 79 anos e, no dia 28, veio a óbito um comerciante de 62 anos.

Em todos os casos, os sintomas foram de dengue grave, provavelmente causado pelo sorotipo 2 do vírus - os exames para confirmação ainda não ficaram prontos.

De acordo com a Secretaria da Saúde, esse vírus está circulando nas regiões norte, noroeste e central do Estado de São Paulo. As pessoas que já tiveram dengue causada por outro tipo de vírus, como o tipo 1, que teve grande circulação durante a epidemia de 2015, tendem a apresentar sintomas mais graves quando infectadas pelo sorotipo 2. (EC)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ACIDENTE

Caminhão arrasta carro em acidente no litoral paulista

Momento da colisão foi registrado por pessoas que passavam pelo local

BOM NEGÓCIO

Zuk e Santander vendem mais de 160 imóveis com até 80% de desconto

Oportunidades incluem lotes residenciais, comerciais, galpões, áreas rurais e terrenos

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software