X

INOVAÇÕES 5G

Em São José dos Campos, empresas se unem para desenvolvimento de tecnologia 5G

Soluções e estratégias rondam plano de projeto que visa trazer mais acessibilidade a cidade e região

Gustavo Cavalcante

Publicado em 10/09/2021 às 12:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Parque Tecnológico de São José dos Campos cederá espaço para estudo de conglomerado / Divulgação/PMSJC

Na cidade de São José dos Campos, no conhecido Parque Tecnológico da cidade, as empresas Claro, Embratel e Ericsson se uniram para o desenvolvimento através de testes e validação de resolução que envolvam 5G. Entre essas tecnologias estão a Internet das Coisas (IoT) e a IoT-Mobile (IoT-M). O principal objetivo é atender as necessidades do mercado corporativo.

Os principais segmentos a serem contemplados são a indústria 4.0, o agronegócio, a área de saúde, educação e o planejamento para uma smart city.

De acordo com os desenvolvedores, identificar empresas e instituições científicas e tecnológicas associadas ou não ao Parque é o primeiro e principal passo. A partir disso, partirão para cocriações de sensores até robôs que se utilizem das características de baixa latência e board de computação.

Como um método de viabilizar o projeto, um ambiente físico de teste e desenvolvimento deve ser instalado no complexo de inovação e empreendedorismo da cidade.

O local rodará na frequência 3,5GHz, usando 5G Standalone, a partir de licença científica concedida pela Anatel à Claro, para fins de uso experimental.

A empresa Ericsson ficará responsável pela infraestrutura 5G que será instalada. Já a Embratel ficará com a parte de integração das tecnologias desenvolvidas, oferecendo soluções para uma evolução digital aos segmentos da economia determinados. Por fim, fica a cargo do Parque Tecnológico permir acesso aos negócios que queiram compartilhar informações sobre seus processos produtivos e realizar testes ou projetos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SUSTO EM GUARULHOS

VÍDEO: maior avião de passageiros do mundo tem voo cancelado após problema técnico

Voo da companhia aérea Emirates, considerado o maior avião de passageiros do mundo, precisou ser cancelado após apresentar falha durante os primeiros minutos da decolagem

CINEMA

18 filmes com plot twists marcantes para quem adora se surpreender

Com nove filmes clássicos e nove mais alternativos, confira as sinopses das recomendações feitas pela Gazeta

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter