X

Mobilidade

Embu das Artes mantém tarifas de ônibus congeladas pelo quarto ano consecutivo

A Prefeitura da cidade anunciou que mais uma vez as tarifas de transporte não serão reajustadas

Joe Silva, com informações da Folhapress

Publicado em 23/01/2023 às 16:28

Atualizado em 23/01/2023 às 16:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Também foi iniciado o estudo para viabilizar, a partir do segundo semestre, o Projeto Tarifa Zero na cidade / Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Prefeitura de Embu das Artes, na Grande São Paulo, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, divulgou que não reajustará as passagens de ônibus em 2023.

Há 4 anos a gestão municipal tem mantido o valor sem repassar qualquer tipo de aumento. Além disso, foi iniciado o estudo para viabilizar, a partir do segundo semestre, o Projeto Tarifa Zero oferecendo gratuitamente transporte para mais de 1 milhão de pessoas todos os meses.

Gratuidade para 60+ na capital paulista

As pessoas com idade entre 60 e 64 anos que utilizam os ônibus de São Paulo de forma gratuita poderão a partir de 1º de fevereiro a recarregar a gratuidade todo inicio de mês no mesmo cartão Bilhete Único que utilizavam anteriormente.

Para ter acesso à novidade, o passageiro deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.

A gratuidade a pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, o passageiro nessa faixa etária pode apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque.

"O Bilhete Único traz maior comodidade e conforto, permitindo que os passageiros passem a catraca e acessem a parte traseira do ônibus, onde há mais oferta de assentos. Passageiros que preferem desembarcar pela frente devem continuar apresentando seu documento ao motorista, como prevê o Estatuto do Idoso", informa a prefeitura, em nota.

Cartão

Para saber se seu cartão está ativo, basta digitar seu CPF no site https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaCartao/.

Os créditos gratuitos serão concedidos a qualquer pessoa entre 60 e 64 anos que já possui o Bilhete Único cadastrado. Quem ainda não possui deve solicitar no site http://bilheteunico.sptrans.com.br.

Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via gratuitamente no site http://www.sptrans.com.br/atendimento.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Gastronomia

Veja os 15 melhores queijos do mundo; 11 são brasileiros

Pela terceira edição do Mundial do Queijo, 11 dos 15 queijos finalistas, são queijos feitos por empresas brasileiras; confira

Centenário das feiras

São Paulo tem feira de rua centenária; conheça a história desde o surgimento

Veja o que a Gazeta preparou para entender um pouco mais sobre a história da cidade de São Paulo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter