Publicidade

X
VEJA FOTOS

Estudantes visitam redação da Gazeta para conhecer produção do jornal

Dentro do projeto Jornal na Escola, os jovens de escola na zona leste da Capital conheceram por mais de uma hora a redação e a gráfica do diário; veja fotos

Publicidade

Estudantes da escola Dom Miguel Kruse durante visita à Gazeta / Maria Eduarda Guimarães/Gazeta de S. Paulo

Um grupo de 33 estudantes da escola estadual Dom Miguel Kruse, do Jardim Danfer, na zona leste de São Paulo, visitou a redação da Gazeta pelo projeto Jornal na Escola nesta terça-feira para conhecer a dinâmica da produção de um periódico. Sob a coordenação da professora de português e de literatura Elisângela do Nascimento, os jovens conheceram por mais de uma hora a redação e a gráfica do diário.

 

Na visita, comandada pelo diretor Daniel Villaça, os repórteres, diagramadores, analistas de redes sociais, supervisores comerciais e supervisores financeiros explicaram como é o funcionamento da redação. Os estudantes são do segundo ano do ensino médio e fazem parte do Laboratório de Produção Jornalística, do projeto Se Liga Na Mídia, desenvolvido na escola estadual.

O repórter Matheus Herbert explicou o desenvolvimento das pautas, mostrou o processo de edição das notícias e como se fecha cada edição. Já o repórter Bruno Hoffmann deu sugestões de estilos de texto, e também pontuou como é o trabalho de relacionamento com as fontes que cada repórter deve ter.

Uma jovem questionou, de forma direta: “Mas como saber que a fonte está falando a verdade?”. Os repórteres explicaram que a versão da fonte precisa ser comparada com outros fatos, para que não haja risco que uma notícia inverídica seja “plantada” por fontes mal intencionadas.

Já a supervisora Elaine Bastos explicou como funciona a operação comercial, enquanto a supervisora Ana Reis contou sobre o cotidiano de trabalho.

Veja as fotos da visita abaixo:

Estudantes da escola estadual Dom Miguel Kruse visitam a redação da Gazeta

Estudantes da escola estadual Dom Miguel Kruse visitam a redação da Gazeta

Estudantes da escola estadual Dom Miguel Kruse visitam a redação da Gazeta

Estudantes da escola estadual Dom Miguel Kruse visitam a redação da Gazeta

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Inclusão

TRF suspende liminar que obrigava IBGE a incluir orientação sexual no Censo

Instituto argumenta que não teria tempo hábil nem orçamento suficiente para fazer o acréscimo das perguntas de forma adequada no levantamento

CPI do MEC

Suspeita de interferência de Bolsonaro aumenta pressão por CPI do MEC

A oposição no Senado ainda tenta engrossar com ao menos mais dois nomes o requerimento para criação de uma CPI do MEC

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software