X

EVENTO TRADICIONAL

Festa do Cururuquara será comemorada com grupos de Santana de Parnaíba; confira shows

Realizada em terras parnaibanas há mais de um século, ininterruptamente, a comemoração em homenagem à Abolição da Escravatura no Brasil é considerada uma das mais antigas do País

Matheus Herbert

Publicado em 16/05/2024 às 17:15

Atualizado em 16/05/2024 às 17:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A 137ª Festa do Cururuquara de Santana de Parnaíba, programada para ser realizada neste sábado (18), contará com a participação de importantes comunidades do Samba de Bumbo / Divulgação

A 137ª Festa do Cururuquara de Santana de Parnaíba, programada para ser realizada neste sábado (18), contará com a participação de importantes comunidades do Samba de Bumbo das cidades de Vinhedo, Campinas e Mauá.

Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!

Realizada em terras parnaibanas há mais de um século, ininterruptamente, a comemoração em homenagem à Abolição da Escravatura no Brasil é considerada uma das mais antigas do País.

Para manter a tradição, os descendentes de famílias da época da escravidão, alguns com moradia no próprio bairro situado a poucos quilômetros da Rodovia Castelo Branco, se reúnem para um momento único, que envolve oração, homenagem e renovação. A programação especial pode ser acessada no fim desta reportagem. 

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Iniciada no dia 13 de maio de 1888, quando os escravizados de Nhô Bueno foram até a Capela de São Benedito para uma ação de agradecimento pela conquista da liberdade, a Festa ocorre no mesmo local, ano após ano. Os batuques do samba de bumbo só não movimentaram as ruas do bairro nos anos de 2020 e 2021, período em que, devido à pandemia ocasionada pelo vírus da covid-19, o evento foi realizado em formato virtual.

Celebração terá oração, missa e procissão 

Para a edição de 2024, a celebração, que carrega em si ritos de origem das tradições africanas, sincretizadas no cristianismo brasileiro, terá oração, procissão, missa, e apresentações de alguns dos grupos de samba de bumbo mais tradicionais do estado de São Paulo. São eles: Treze de Maio (Santana de Parnaíba), Samba de Roda da Dona Aurora (Vinhedo), Samba Nestão Estevam (Campinas) e Samba Lenço (Mauá).

A Festa do Cururuquara é realizada no Largo das Palmeiras, onde os escravizados plantaram quatro palmeiras no dia 13 de maio de 1888 (sendo que duas permanecem no local até hoje). O acesso ao bairro é pelo KM 40,5 da Rodovia Castelo Branco, sentido capital, após o Castelinho da Pamonha e próximo à passarela de pedestres.

Bairro Cururuquara é tradicional 

A história do Cururuquara, palavra de origem indígena que significa “buraco do sapo”, está intimamente ligada à história dos negros em Santana de Parnaíba. As informações sobre o bairro, localizado na região oeste do município, a aproximadamente 15 quilômetros do centro da cidade, já aparecem nas estatísticas demográficas, nos registros de terras e nos inventários e testamentos do século XIX. 

Com aproximadamente 2 mil habitantes, o bairro, que resguarda aspectos importantes da cultura afro-brasileira, com a Festa do Cururuquara, o Samba de Bumbo e a devoção a São Benedito, é atualmente formado, principalmente, por condomínios residenciais e casas de veraneio, que dividem o espaço com habitações populares.

Confira programação especial abaixo em Santana do Parnaíba

A programação de shows foi divulgada pela Prefeitura de Santana do Parnaíba. 

  • 17h - Reza Cabocla
  • 18h - Procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Carmo
  • 19h - Missa
  • 20h - Levantamento do Mastro
  • 21h - Grupo 13 de Maio Samba do Cururuquara 
  • 22h - Samba da Dona Aurora - Vinhedo
  • 23h - Samba Nestão Estevam - Campinas
  • 24h - Samba Lenço de Mauá
  • 1h - Samba com todos os convidados
  • 2h - Encerramento


 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3114, nesta segunda

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

Brasil

Confira o resultado da Lotomania no concurso 2626, nesta segunda

O prêmio é de R$ 600.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter