X

INDÚSTRIA PAULISTA

Fiesp: Atual e ex-presidente assinam nota por paz na federação

Acordo deve encerrar uma briga que dura meses que incluiu votação pela destituição do atual presidente e posse interina de um vice

Fernanda Brigatti - Folhapress

Publicado em 26/01/2023 às 18:52

Atualizado em 26/01/2023 às 18:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Sede da Fiesp, em São Paulo / Everton Amaro/Fiesp

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Josué Gomes, e seu antecessor, Paulo Skaf, assinam nota conjunta que promete ser o "tratado de paz" da entidade. Fechado nesta quinta-feira (26), o acordo deve encerrar meses de uma briga tornada pública, que incluíram pedidos de assembleia, votação pela destituição do atual dirigente, posse interina de um vice e até notificação extrajudicial.

"Concluímos que cabe a nós dar o exemplo de superação de divergências", dizem Skaf e Josué no documento ao qual a Folha teve acesso.

Na nota, os dois afirmam ter refletido juntos sobre a situação da indústria e da federação, e que decidiram usar "toda nossa energia, capacidade de liderança e de articulação" para fortalecer a entidade e, a partir dela, o processo de reindustrialização do Brasil.

O documento foi construído nesta quinta durante o decorrer do dia e divulgado pela Fiesp no fim da tarde.

Josué Gomes havia feito os primeiros acenos por pacificação no início da semana, quando se reuniu com sindicatos e garantiu que as entidades teriam mais espaço na composição dos conselhos superiores e dos departamentos.

Na reunião marcada para discutir a criação de um comitê de aperfeiçoamento de governança, o presidente da Fiesp também teria dito, segundo dirigentes presentes ao encontro, que buscaria os que votaram por sua deposição para tentar uma conciliação.

No mesmo dia, dirigentes da oposição ouvidos pela Folha já falavam nessa possibilidade, mas apontavam que o aceno teria de partir de Josué. O aceno veio.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Apagão 2024

Mancha solar reaparece e pode causar apagão

A tempestade desse mês foi marcada por auroras boreais e austrais em vários lugares do mundo

TRÂNSITO NA saída DA CAPITAL

Saída de SP têm trânsito intenso na véspera do feriado

Nas ruas da Capital, a Marginal Tietê é a via que apresenta situação mais complicada. Régis, Raposo e Castelo Branco apresentam complicações

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter