X

TRANSPORTE SOBRE TRILHOS

Governo anuncia local de futura estação da CPTM em Guarulhos

Documento revela localização da futura estação Jardim dos Eucaliptos, perto do Aeroporto de Guarulhos

Bruno Hoffmann

Publicado em 18/06/2024 às 11:56

Atualizado em 18/06/2024 às 11:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

NovoConcessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM tem previsão de construção de 10 novas estações / Divulgação/CPTM

O Governo de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (17/6) mais informações sobre o projeto de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Entre as novidades está a localização da futura estação Jardim dos Eucaliptos, da Linha 13-Jade, que vai ficar perto do Aeroporto de Guarulhos.

Essa estação, segundo documento da Secretaria de Parcerias e investimentos (SPI), será implantada entre as ruas José Melo e José Nilson Ferretti, no fim do bairro do Taboão, quase na divisa com a Vila das Malvinas. A obra seria elevada e faria parte da expansão prevista deste ramal no município.

Segundo informações do portal “Diário dos Trilhos”, o primeiro novo ponto de parada após Aeroporto-Guarulhos vai seguir ao lado da rodovia Hélio Smidt, cruzar o rio, e seguir para dentro do bairro.

A expansão da Linha 13 em Guarulhos a partir da estação Aeroporto inclui, além da Jardim dos Eucaliptos, as estações São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.

Estação São João

Ainda segundo o “Diário dos Trilhos”, a ideia do governo é construir a estação São João da Linha 13-Jade ao lado do Terminal de ônibus São João, no perímetro formado pela avenida Marcial Lourenço Serodio em lotes a serem desapropriados entre a rua Gonzaga e a viela Ibirité.

A estação seria subterrânea. Ainda não está definido quando este processo teria início.

A concessão

A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, que fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), tem previsão de construção de 10 novas estações para atender a população.

O Governo de São Paulo vai realizar entre os dias 19 a 21 de junho três audiências públicas para discutir a privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Na linha 13-Jade, está prevista a extensão, em direção a Guarulhos, ao bairro de Bonsucesso, um dos mais populosos da cidade, com quatro estações intermediárias, entre o aeroporto internacional de Guarulhos e o bairro.

Já no sentido centro, haverá a extensão do Parque Ecológico do Tietê até Gabriela Mistral, com duas estações. A estação Gabriela Mistral fará ligação com a estação 2-Verde do Metrô.

Outras linhas

A linha 11-Coral contará com quatro novas estações: César de Souza, Lajeado, Penha e Bom Retiro. Já a 12-Safira terá uma: Cangaíba.

Além disso, segundo o governo, haverá modernização de estações existentes, reconstruções e novos investimentos em viadutos e passarelas, acabando com cruzamentos ferroviários. Está prevista ainda a modernização de todos os sistemas das linhas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Automotor

Conheça o Territory: SUV médio da Ford

Com apenas nove meses no mercado, o modelo novo do Territory já tornou-se mais fácil de encontrar nas ruas brasileiras

DISPUTA NA GRANDE SP

Pré-candidato do PL em Guarulhos anuncia vice e fala em 'momento histórico'

'Um momento histórico e de mudanças aqui para a nossa cidade', afirmou Sanches ao anunciar a formação da chapa

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter