Publicidade

X

Novidade

Governo de SP inaugura novo Hospital Regional do Alto Tietê

Tarcísio de Freitas entrega unidade no município de Suzano, que conta com 189 leitos para atendimento a mais de 3 milhões de moradores de 11 cidades da região

Da Reportagem

Publicado em 05/12/2023 às 16:45

Atualizado em 05/12/2023 às 16:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta terça-feira (5), em Suzano, o novo Hospital Regional do Alto Tietê / Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta terça-feira (5), em Suzano, o novo Hospital Regional do Alto Tietê. A unidade será referência no atendimento SUS de média e alta complexidade a moradores de 11 municípios da região e recebeu R$18,2 milhões, investidos em 2023, para ser entregue à população.

"Um dia especial. Realizar essa entrega hoje nos deixa muito satisfeitos,  porque era uma obra esperada há muito tempo. E foi algo que falamos na campanha e que tratamos como prioridade, e hoje está sendo concretizado", afirmou Tarcísio de Freitas.

"E quando se entrega um hospital desse, quando se abre leitos, a gente sabe que vidas aqui serão salvas. E a gente quer que esse hospital possa trazer esperança para a população de Suzano e de todos os municípios do Alto Tietê", acrescentou o governador.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A cerimônia em Suzano reuniu o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, deputados, prefeitos, vereadores e gestores de saúde de serviços públicos e entidades conveniadas ao SUS de São Paulo.

O hospital tem capacidade para 189 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. A nova unidade estadual de saúde vai atender a uma população de mais de 3 milhões de pessoas que vivem na Grande São Paulo.

O hospital possui uma ala de longa permanência, com 68 leitos ativos para atendimento a pacientes que necessitam de cuidado integral, contínuo e reabilitação. Há agora, também, 20 leitos de clínica cirúrgica, 30 de clínica médica e 10 de UTI. Até fevereiro de 2024, a unidade em Suzano atingirá sua capacidade plena de atendimento.

"Estamos enxergando um amanhã muito melhor do que hoje. Eu posso afirmar que de quando nós assumimos para hoje nós melhoramos muito, e temos muito mais para melhorar pela eficiência que nós estamos traçando no gasto público.

E, principalmente, pela vontade de investir na saúde e de garantir a cada cidadão desse estado uma saúde digna e com qualidade", afirmou o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva.

Além da clínica geral e cirúrgica, um dos focos do Hospital Regional do Alto Tietê será o atendimento a pacientes de ortopedia, com salas cirúrgicas para adultos e crianças em resposta a uma demanda da região. Anualmente, a unidade deverá fazer cerca de 2,8 mil procedimentos cirúrgicos de ortopedia e cirurgia geral.  

O hospital terá capacidade para 408 internações por mês. Desde o último dia 18 de setembro, no início da abertura dos agendamentos, o hospital registrou 968 consultas, 511 exames e 105 procedimentos cirúrgicos. Além disso, 22 pacientes agudos já foram transferidos de outras unidades de saúde para a ala de longa permanência do Hospital Regional. 

A unidade também vai oferecer cirurgias e exames como tomografia computadorizada, ultrassonografia e análises clínicas, mediante agendamento via regulação estadual.

Os pacientes passarão por consulta e avaliação completa com a equipe médica antes do encaminhamento para os procedimentos cirúrgicos.

A estrutura conta um bloco para pacientes crônicos e outro só para cirurgias, além de duas salas cirúrgicas, seis ambulatórios e um setor de fisioterapia para pacientes internados para tratamento contínuo.

O hospital também possui um espaço específico para coleta de exames, salas de apoio para equipe multiprofissional e outros ambientes para atendimento à população.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CASOS EM ALTA

Dengue: grávidas e bebês podem usar repelentes?

Na busca por proteção, a procura por repelentes aumentou nas farmácias de todo o País; dermatologista orienta sobre o uso

DIA DO COMEDIANTE

Conheça influenciadores de humor que estão em alta na internet

Para o Dia do Comediante, a Gazeta separou cinco perfis do Instagram que estão em alta entre os usuários da rede social

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter