X

VIOLÊNCIA POLICIAL

Guardas civis que espancaram homem com chutes em Embu das Artes são afastados; veja vídeo

Agressão pelos guardas civis municipais teria ocorrido no Parque Pirajussara, no entorno do Centro Cultural da cidade, na noite do último sábado; prefeito se manifestou sobre o ocorrido

Matheus Herbert

Publicado em 30/05/2022 às 11:33

Atualizado em 30/05/2022 às 11:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guardas aparecem em vídeo agredindo morador em Embu das Artes, na Grande São Paulo / Reprodução

Mais uma ação policial chamou atenção no estado de São Paulo. Na noite do último sábado (28) um homem foi agredido com chutes por guardas civis da cidade de Embu das Artes, na região sudoeste da Grande São Paulo. O caso segue em investigação e os guardas foram afastados pela prefeitura. 

 


Imagens que circulam nas redes sociais mostram dois agentes que, simultaneamente, chutam um homem que tenta se levantar do chão. A agressão teria ocorrido no Parque Pirajussara, no entorno do Centro Cultural da cidade.


Pelas redes sociais, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (Republicanos), disse que os dois agentes envolvidos na agressão foram afastados e que responderão a processo administrativo. Confira a nota na íntegra no fim desta reportagem. 


Outro caso de agressão


Também no último sábado, outro caso de agressão por guardas civis foi registrado na região central de São Paulo.


Uma mulher foi agredida com golpes de cassetete e gás de pimenta durante uma abordagem da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na região da Cracolândia.


As imagens do videorreporter Caio Castor, que circulam nas redes sociais, mostram a ação de três GCMs na rua Helvetia, na região da Cracolândia, por volta das 12h. Um dos guardas acerta a mulher com o cassetete e, depois, outro oficial utiliza gás de pimenta diretamente contra o seu rosto, a uma curta distância. As informações foram divulgadas pelo “G1”. 


Nota do prefeito de Embu das Artes - Ney Santos (Republicanos)


Chegou ao meu conhecimento um triste vídeo em que aparece dois guardas civis municipais agredindo um senhor com pontapés no Parque Pirajuçara.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Ney Santos (@neysantos_sp)

 

Esse não é o comportamento desejado por nós, nem tão pouco treinamos nossos GCM’s para isso, temos oferecido uma capacitação contínua da corporação para que excessos como esses não aconteçam.


Revolucionamos a segurança em nosso município, oferecendo todas as condições dignas de trabalho e não podemos aceitar que atitudes isoladas como essa manchem a imagem de mais de 200 homens e mulheres que estão todos os dias na rua para proteger a população, e não agredi-la.


Determinei o imediato afastamento de ambos e abertura de processo administrativo para que seja aplicada às punições cabíveis.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REGRAS DA CBF?

CBF pede para jogador não usar cabelo rosa na Seleção: 'é meio vacilão'

Yan Couto não especificou se o pedido veio da entidade ou de algum integrante específico

"King Costela"

Após propaganda enganosa, Burger King finalmente lança sanduíche de costela

Em tom de humor, para anunciar o novo lanche, a empresa agradeceu ao Procon-SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter