X

GUARUJÁ

Guarujá recebe 450 policiais militares no lançamento da Operação Verão

Solenidade foi realizada na Praça Horácio Lafer, e contou com a participação de autoridades ligadas à Segurança Pública. A Cidade ainda conta com outros 600 policiais/dia da Operação Delegada

Da Reportagem

Publicado em 20/12/2022 às 21:03

Atualizado em 20/12/2022 às 21:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Operação Verão Guarujá / Divulgação/ PMG

Cerca de 3 mil policiais militares reforçam a tropa de segurança na Baixada Santista e Vale do Ribeira, a partir de quarta-feira (21), início do verão. A tropa foi apresentada em Guarujá, nesta terça-feira (20), na solenidade de Abertura da Operação Verão 2022/2023. Guarujá recebeu um efetivo de 450 policiais militares (PMs) e outros 600 policiais/dia da Operação Delegada, que já atuam na Cidade.

A cerimônia ocorreu na Praça Horário Lafer, na Praia da Enseada, e teve a participação do prefeito de Guarujá; do secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos e comandantes da Região; além de autoridades políticas e representantes da Segurança Pública.

“A segurança é o item fundamental durante o ano todo e, principalmente, no verão. Não temos medido esforços para equipar nosso efetivo e realizar um trabalho integrado para garantir tranquilidade para quem vive aqui e para aqueles que buscam descanso em nossa Cidade”, afirmou o prefeito.

Para do secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, os policiais atendem a uma necessidade que também se impõem como destino. “Esse reforço vem cumprir o objetivo maior da segurança pública, que é proteger pessoas e preservar patrimônios. Nosso litoral, nessa época, recebe uma grande quantidade de turistas, aumentando a necessidade de atenção. Juntos, faremos uma Região mais segura”, enfatizou

As cidades vão contar com várias modalidades de patrulhamentos e, durante a cerimônia, foi apresentada uma lancha blindada que vai apoiar o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). O equipamento vai ajudar no patrulhamento das áreas sensíveis, tanto nas regiões litorâneas e nas águas do Estado.

Durante o evento, houve a apresentação da Banda Regimental de Música do CPI 6, além do desfile dos  grupamentos. As cidades vão receber também o reforço das equipes especializadas do Comando de Policiamento Rodoviário, Corpo de Bombeiros, Policiamento de Trânsito, Policiamento Ambiental, Policiamento de Choque e da Aviação.

O efetivo de 450 policiais militares para Operação Verão 2022/2023 vai atuar em locais de grande fluxo (praias, pontos turísticos) e áreas de interesse estratégico da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Guarujá. A operação faz parte de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Estadual, que envolve a estrutura dos alojamentos, fornecimento de alimentação, apoio técnico e operacional para o desempenho das atividades de policiamento. A Cidade conta também com 600 policiais militares da Operação Delegada com o emprego de PMs em horário de folga, fardados e munidos do equipamento de proteção individual, que atuam em escala especial.

Município prepara operação especial para a temporada

Guarujá é um dos destinos mais procurados pelos turistas no verão. Pensando nisso, a Prefeitura vai implantar uma operação especial de segurança para ordenar a Cidade e garantir a tranquilidade de munícipes e turistas que buscam a Pérola do Atlântico. A ação tem emprego de mais de 200 agentes por dia e participam as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Força-Tarefa, Corregedoria, Monitoramento, Defesa Civil e Análise de Informação e de Trânsito e Transporte, além das Polícias Militar, Civil e Rodoviária.

Para a chegada dos turistas, as equipes de trânsito realizam monitoramento especial nas entradas da Cidade, podendo fazer inversões de sentido, canalizações e reprogramação semafórica, se necessário; tudo para garantir maior fluidez ao trânsito. Já na fila da balsa, os agentes vão fiscalizar o acesso sentido Guarujá/Santos para coibir os “fura-filas”.

Na praia, acontece a operação Pé na Areia. Os guardas municipais realizam patrulhamento a pé e também com o auxílio de quadriciclos. A iniciativa conta com uma operação integrada para o ordenamento das sete praias urbanas do Município, o que inclui pontos de estacionamento e fiscalização em pontos estratégicos.

A equipe de Força-tarefa empregará seu efetivo nos atendimentos às ocorrências de perturbação do sossego, pistões, combate a invasões, realizando também a fiscalização náutica e o ordenamento das Praias do Pernambuco, Rabo do Dragão e Prainha Branca. Já a equipe de Defesa Civil, ficará de prontidão para atendimentos emergenciais.

Monitoramento

Além de assegurar o adequado funcionamento do sistema de atendimento telefônico pelo número 153, e toda a radiocomunicação, a Superintendência de Monitoramento e Análise de Informação garantirá também o monitoramento por câmeras espalhadas pela Cidade. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guardião e protetor

Exu é o diabo? Conheça essa entidade na umbanda

Exu é uma entidade muito presente nas religiões de matriz africana e a Gazeta te conta tudo sobre o guardião da umbanda; leia

O Santo Casamenteiro

Dia de Santo Antônio: conheça o padroeiro que prepara casamentos

Veja a história e os milagres de Santo Antônio, um dos santos mais queridos e venerados da Igreja Católica.

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter