A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 11 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

III Expo Internacional Dia da Consciência Negra tem Baco Exu do Blues nesta segunda

O cantor será o último a se apresentar no palco principal, a partir das 20h30

Caroline Souza

20/11/2023 às 09:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Os portões do Memorial da América Latina abrirão às 10h da manhã

Os portões do Memorial da América Latina abrirão às 10h da manhã | Divulgação

A III Edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra terá mais de 25 atrações gratuitas nesta segunda-feira (20). Os portões do Memorial da América Latina abrirão às 10h da manhã. O cantor Baco Exu do Blues será o último a se apresentar no palco principal, a partir das 20h30.

Continua depois da publicidade

Às 10h30, têm início os quatro painéis de debates do dia, realizados no auditório da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (antigo Parlatino). “(Re) Educação e Saúde da População Negra” é o tema do primeiro painel, que terá a participação de Kota Mulanji, Kwane Yonatan e Suzane Silva. Os demais debates abordarão ainda políticas afirmativas e processos de reparação. Um dos destaques é a presença da filósofa Katiuscia Ribeiro, que participa do painel “A cadeia produtiva e a economia do carnaval”.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Velha Guarda

Continua depois da publicidade

No lounge da exposição, a partir das 10h30, a velha guarda da escola de samba Camisa Verde e Branco será recebida para um bate-papo. Esses sambistas da velha guarda de escolas paulistanas são verdadeiros griôs, sábios guardiões e guardiãs das tradições orais, da ancestralidade passada de geração a geração na contação de histórias, na música, no próprio carnaval.

Ao meio-dia, o samba abre as atrações do palco principal: o grupo Bom Gosto vai tocar com o cantor Anderson Tobias como convidado especial. Às 15h, será a vez dos sucessos dançantes de Fat Family, seguida pelo pagode de Marquinhos Sensação às 18h.

Cinema

Continua depois da publicidade

“Mussum – O Filmis”, que rendeu a Aílton Graça o Kikito de Melhor Ator do Festival de Gramado este ano terá três exibições gratuitas na sala de projeções da Biblioteca Victor Civita. às 11h, 14h e 17h. Aílton é o embaixador oficial da Expo, e também participa de um painel de debates sobre a aplicação da Lei 10.639/03 e a mídia na terça, 21. A lei tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas do país há duas décadas; em 2008, a legislação foi ampliada para contemplar também a temática indígena.

A celebração da norma, que foi uma das primeiras grandes ações afirmativas do Brasil, e ao mesmo tempo a reflexão sobre sua efetiva aplicação é o grande tema da III Expo.

Feira de afroempreendedores

Continua depois da publicidade

O Memorial tem ao todo 5 palcos montados, além de praça de alimentação e feira de afroempreendedores, com mais de 180 expositores. No Palco Cultura, vai ter oficina de dança afro, apresentação do DJ Black Mad, da Rádio 105 FM, a apresentação do Forró Negro Sertãoperifa.

Palco Comunidade

Às 11h30, no Palco Comunidade, tem Vila do Sossego. Mais tarde, das 14h30 às 18h, é hora do baile!

Continua depois da publicidade

Espaço Erê

A área dedicada às crianças também tem palco próprio e muitas atrações! Oficina Mão na Massa Sesana (11h e 15h) e contação de histórias com Botija (13h e 17h)

Entrada gratuita

Continua depois da publicidade

A entrada é gratuita, mas tem de se cadastrar no site ou direto no local para liberar o acesso ao evento. Basta se cadastrar uma só vez, mas a entrada será limitada à lotação do espaço. Menores de idade só poderão entrar acompanhados de seus responsáveis. Verifique a classificação indicativa e a programação completa de shows e debates no site.

A III Expo termina nesta terça-feira (21), em um dia dedicado às crianças e com a visita de diversas escolas municipais. O palco principal terá apresentações de MC Don Juan, Mumuzinho e Vanessa da Mata. 

Sobre a Expo

Continua depois da publicidade

A Expo Internacional Dia da Consciência Negra é uma iniciativa da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, criada na gestão Ricardo Nunes e conduzida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SME).

Serviço

Quando: até terça-feira (21) das 10h às 22h

Continua depois da publicidade

Onde: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo.

Entrada gratuita mediante inscrição antecipada

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados