Publicidade

X

Estado

Indústria de SP gera 8,5 mil vagas em janeiro, diz Fiesp

ALINE

Publicado em 16/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O setor industrial do Estado de São Paulo gerou 8,5 mil novos postos de trabalho em janeiro, variação positiva de 0,41% na comparação com dezembro de 2018, sem ajuste sazonal. Com ajuste, no entanto, houve queda de 0,17%. Na comparação entre janeiro deste ano com o mesmo mês de 2018, foi registrada queda de 1,88% no nível de emprego, com o fechamento de 40,5 mil vagas. Os dados foram divulgados nesta sexta- feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O 2º vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz, afirma que, para fevereiro, é esperada a criação de 3,5 mil novos empregos, com a geração de 10 mil novas vagas em todo o ano de 2019. "Esses novos postos de fevereiro devem vir pautados, principalmente, pelo setor sucroalcooleiro, em razão da entressafra, e o de couro e calçados, com a troca de coleção outono-inverno", explicou, em nota.

O resultado de janeiro reflete o aumento de produção de veículos automotores e de máquinas, especialmente agrícolas e está acima da média esperada para o mês. "O crescimento no setor de veículos e máquinas impulsiona outros, como a indústria de plástico e borracha e nos levou a um saldo acima da média esperada para janeiro que era em torno de 3,5 mil vagas", avaliou.

Entre as 37 diretorias regionais, 23 apontaram altas. Destaque para Jaú (3,61%), com geração de 900 vagas, influenciada por couro e calçados (13,58%) e papel e celulose (9,55%); e Indaiatuba (1,35%), com a criação de 1.150 postos de trabalho, por produtos de metal (4,93%) e material elétrico (5,12%). Já das 12 negativas, Bauru liderou (-5,00%), com o fechamento de 1.650 vagas, por alimentos (-13,84%) e produtos de metal (-33,60%);
(EC)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RETA FINAL DO BRASILEIRÃO

Corinthians e Santos têm risco de terminar a 36ª rodada no Z4; entenda

Corinthians joga contra o Vasco nesta terça, e Santos enfrenta o Fluminense no dia seguinte; veja riscos de ambas as equipes amargarem o Z4

RECURSO NEGADO

STF mantém multa de R$ 20 a Bolsonaro por reunião com embaixadores

No encontro, o então presidente fez ataques ao sistema eleitoral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software