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MOBILIDADE URBANA

Linha 6-Laranja: túneis se encontram na zona norte de SP

Cerimônia celebrou o encontro dos túneis da futura estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande

Bruno Hoffmann

Publicado em 24/06/2024 às 15:30

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Momento do encontro de túneis da Linha 6-Laranja na região da Brasilândia, zona norte de SP / Francisco Cepeda/Governo de São Paulo

O governador em exercício Felicio Ramuth (PSD) esteve nesta segunda-feira (24) nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô, na zona norte de São Paulo. A cerimônia celebrou o encontro dos túneis da futura estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande, trecho que liga a linha à principal base de operaçã do ramal metroviário.

"Mais uma etapa importante que vai garantir a chegada até o final de 2026 na estação Perdizes. São oito estações até Perdizes, e hoje aqui no Pátio Morro Grande, onde a gente interliga a primeira estação, a de Brasilândia", afirmou Felicio.

O vice-governador também lembrou que neste mês houve autorizações do governo paulista para que o metrô chegue até o Jardim Ângela, na zona sul, outra linha até Guarulhos, na Grande São Paulo.

“Portanto, o nosso governador Tarcísio entende como prioridade a expansão do metrô e, claro, das nossas linhas da CPTM", completou Felicio.

26 campos de futebol

A rede de túneis entre a Estação Brasilândia e o Pátio Morro Grande é de 1.850 metros de extensão, 567 metros de passagem subterrânea de via e o restante do percurso em via singela.

Com o avanço da obra, a construção da infraestrutura ferroviária do Pátio Morro Grande atinge 64,26%. O espaço possui mais de 213 mil m² – o equivalente a 26 campos de futebol. 

A Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do de São Paulo com um consórcio espanhol, e tem investimentos estimados em R$ 18 bilhões.

15 estações

Com 15 quilômetros, de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central da cidade.

Atrasos

A linha 6-laranja tinha previsão inicial de ser entregue em 2021, mas houve atrasos nas obras e paralisação do contrato com o consórcio Move SP, em 2016. O governo estadual prevê a entrega do primeiro trecho no início de 2026.

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