X

LUGARES DE SP

Memória: entenda a história do Parque do Povo

Parque já foi motivo de discórdia entre moradores da região e o poder público

Gladys Magalhães

Publicado em 09/06/2022 às 14:59

Atualizado em 09/06/2022 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com mais de 130 mil m², Parque do Povo foi projetado pelo arquiteto e paisagista André Graziano / Joca Duarte / Divulgação

Você já foi ao Parque do Povo? Inaugurado em setembro de 2008, é um dos parques mais bem cuidados de São Paulo, emoldurado por prédios espelhados e outros de alto padrão, costuma render boas fotos aos frequentadores. Mas, nem sempre a relação do Parque com o entorno foi harmoniosa.

O local que hoje está instalado o Parque Povo Mário Pimenta Camargo,  anteriormente era chamado Parque do Povo, o que explica o nome popular que perdura até hoje. O antigo Parque do Povo nasceu espontaneamente em 1930. Era um local próximo ao Rio Pinheiros, utilizado como área de lazer pela população.

O terreno tinha como donos o Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários (IAPC) e duas construtoras, que mais tarde, teve sua parte (em torno de 70%) tomada, por conta de dívidas, pela Caixa Econômica Federal.

Circo Escola Picadeiro  no Parque do Povo
Circo Escola Picadeiro, no Parque do Povo (Fernando Donasci /Folhapress)

O antigo parque
O antigo Parque do Povo era frequentado por pessoas de várias partes da cidade, mas principalmente por trabalhadores da região.

No local havia alguns campos de futebol, nos quais aconteciam campeonatos de futebol de várzea. Também funcionavam ali escolinha de futebol e uma escola de circo.

Com o passar dos anos, contudo, e a exploração imobiliária na região, o Parque passou a ser sinônimo de problema. Assim, na década de 1990, o Poder Público conseguiu que o espaço fosse tombado, evitando que acabasse ocupado por prédios ou outros empreendimentos. Nesta época, contudo, a escola de circo, de futebol e o próprio campeonato de futebol de várzea já não estavam por lá.

Xadrez gigante é uma das atrações do Parque do Povo
Xadrez gigante é uma das atrações do Parque do Povo (Joca Duarte/Divulgação)

O novo Parque do Povo
O Parque, conhecido atualmente, foi inaugurado em 2008, porém o espaço ainda é popularmente chamado de Parque do Povo.

Com mais de 130 mil m², o Parque foi projetado pelo arquiteto e paisagista André Graziano. Entre os seus destaques estão os playgrounds, as quadras adaptadas para esportes paralímpicos, um Jardim Sensitivo com ervas aromáticas e um tabuleiro gigante de xadrez.

Além disso, o espaço também é muito frequentado por ciclistas, visto que aos finais de semana e feriados, o Parque se liga ao Parque do Ibirapuera e ao Parque Villa Lobos, por meio da ciclofaixa de lazer.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

NOVA AMAROK

Novo carro da Volkswagen chega no Brasil em agosto; saiba qual

Modelo ficou na sexta posição em ranking de picapes médias

Seu Dinheiro

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3160, neste sábado

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter