Pequena parte do valor arrecadado com as passagens de Bilhete Único é designada à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de São Paulo, e com mesmo valor de gasto, empresas ficam em déficit. Linhas privadas passaram a receber mais que as estatais.
Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!
Entenda
No ano de 2023, a CPTM e o Metrô de SP receberam 85,6% menos do valor que lhes era designado, um total de R$ 260 milhões. Como comparação, em 2018 as empresas receberam R$ 1,8 bilhão em repasses do Bilhete Único. Confira a quantidade arrecada por cada estatal.
- Metrô: R$ 1,1 bilhão
- CPTM: R$ 720 milhões
Na época, apenas a Linha 4-Amarela era privada, enquanto as linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda eram administradas Estado.
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Segundo levantamento do “UOL”, a Bilhete Único faturou R$ 7,1 bilhões no ano passado, considerando as linhas de ônibus da capital paulista e o sistema ferroviário. Deste valor, a SPTrans recebe a maior quantidade, seguida pelas linhas privadas, Metrô e CPTM.
- SPTrans: R$ 4,5 bilhões (63%)
- Linhas privadas: R$ 2,3 bilhões (32%)
- Metrô: R$ 168,9 milhões
- CPTM: R$ 91 milhões
Faturamento X Transporte
O valor arrecadado de cada empresa não corresponde com a quantidade de passageiros transportados. Confira números levantados pelo “UOL” e divulgados pelo “Diário dos Trilho”.
- SPTrans: transporte de dois bilhões de passageiros (55%)
- CPTM + Metrô: transporte de um bilhão de passageiros (30%)
- Linhas privadas: transporte de 573 milhões de passageiros (15%)
*Diogo Mesquita
