Publicidade

X

Estado

Mulheres precisam ter atenção especial com saúde bucal em diferentes fases da vida

No Dia Internacional da Mulher, a APCD de Mogi das Cruzes faz esclarecimentos ao público feminino sobre as possíveis complicações na puberdade, gestação e menopausa

Da Reportagem

Publicado em 08/03/2023 às 14:48

Atualizado em 08/03/2023 às 14:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Roberta Spinosa, segunda vice-presidente da APCD Regional Mogi das Cruzes / DIVULGAÇÃO

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data que traz reflexões e alertas para os mais diversos aspectos da vida das mulheres. Um dos pontos que merecem atenção é a Saúde Bucal. A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional Mogi das Cruzes (APCD RMC) esclarece que há fases da vida em que o público feminino precisa redobrar a atenção para os cuidados com a boca.

"As mulheres passam por grandes alterações hormonais que possuem  impactos diretos na saúde bucal. É importante que as pacientes tenham acesso a essas informações para que possam buscar por atendimento odontológico adequado", pontua a cirurgiã-dentista Roberta Suely Siqueira da Silva Spinosa, 2ª Vice Presidente da APCD Regional Mogi das Cruzes.

O primeiro grande momento de atenção é o início da adolescência, com a chegada da menstruação. As transformações hormonais desta etapa da vida provocam inflamação do tecido gengival,  caracterizada pela "gengivite da puberdade".

Outro período em que a mulher fica mais propensa à gengivite é o da gravidez, também em razão das  transformações hormonais. Muitas gestantes percebem gengivas mais inchadas e muito suscetíves a sangramentos. Além disso, os tratamentos odontológicos inspiram maiores cuidados durante a gestação.

"As gestantes precisam ficar muito atentas à higiene bucal. Caso precisem realizar tratamentos odontológicos, o ideal é que sejam feitos no segundo trimestre da gestação, com uso de anestesia específica. Radiografias podem ser realizadas, mas apenas em casos estritamente necessários, e anti-inflamatórios não são recomendados para não haver consequências para o bebê", esclarece Roberta Spinosa.

Maturidade
Com a chegada da menopausa, a mulher observa uma série de alterações em todo o corpo, incluindo a boca. Na terceira idade, pode-se observar, por exemplo, casos de osteoporose com perda óssea no maxilar e ao redor dos dentes. Outros quadros comuns são boca seca e maior incidência de cáries.

"Em todas as fases da vida, desde a adolescência até a melhor idade, as mulheres podem ter uma boa saúde bucal. Para isso, elas precisam realizar visitas regularmente aos cirurgiões-dentistas, que são os profissionais mais adequados para fazer as orientações e realizar os tratamentos", conclui a cirurgiã-dentista Roberta Spinosa.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Pesquisa afirma que Trump tem 48% das intenções de voto nos EUA

Os resultados mostram que 48% dos entrevistados afirmaram que votariam em Trump

Esportes

Agora é oficial! Palmeiras recebe documento que garante título mundial

A entidade internacional indicou o título da Copa Rio conquistado em 1951 como a primeira versão do tradicional torneio de clubes

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter